P3 de Física 2 da USP - 2016
Física 2 - USP
Suponha duas ondas progressivas transversais numa corda sob tensão de densidade linear de massa , dadas por
Com e em metros. A intensidade da onda resultante na corda é:
Uma corda de violino com 30 cm de comprimento vibra no seu segundo modo normal de vibração quando é colocada próxima a uma fonte sonora que emite um som com frequência igual a 440 Hz. Suponha que a corda do violino em repouso coincide com o eixo Ox.
(a) Qual a frequência da onda estacionária observada? Justifique a sua resposta.
(b) Determine a partir da expressão geral da onda estacionária
o comprimento de onda das ondas progressivas que produziram a onda estacionária observada.
(c) Determine a velocidade v da onda progressiva que produziu a onda estacionária observada.
(d) Determine a localização ao longo do eixo Ox dos pontos da corda onde estão os ventres ou antinós.
(e) Sabendo que o movimento de um ponto da corda que dista 7,5 cm da extremidade direita da corda do violino (origem do eixo Ox) é dada por , obtenha a função que descreve a onda estacionária na corda.
Ver solução completaA função abaixo que descreve uma onda transversal se propagando no sentido negativo do eixo x com amplitude 0,003 m, frequência 5 Hz e velocidade 300 m/s é (para x e y em metros e t em segundos):
Dois tubos de um órgão de tubos possuem comprimentos de 85 cm e 80 cm, respectivamente. Ambos os tubos são abertos nas duas extremidades. Se ambos os tubos ressonarem em seus modos fundamentais, qual é o número de batimentos (máximos de intensidade sonora) por segundo que uma pessoa nas proximidades dos tubos ouviria?
(a) 12 Hz
(b) 12,5 Hz
(c) 5 Hz
(d) 24 Hz
(e) 25 Hz
Ver solução completaQuais das funções abaixo são soluções da equação de ondas em uma dimensão?
(a) nenhuma delas
(b) as funções
(c) todas elas.
(d) as funções
(e) apenas a função de onda
Ver solução completaUma onda progressiva transversal está se propagando numa corda infinita esticada. Escolhemos como eixo Ox a extensão da corda quando em repouso e o sentido da progressão como positivo. Seja Oy a direção da vibração da corda. São dadas a velocidade de propagação da onda, , e a densidade linear de massa da corda, . No instante , a forma da onda é dada por , onde , .
(a) Determine o comprimento de onda dessa onda e faça um esboço dessa onda para em , indicando as escalas escolhidas no eixo Ox e no eixo Oy.
(b) Determine o período T dessa onda e ache a expressão matemática do deslocamento transversal da corda em função de (x,t).
(c) Determine a magnitude da tensão F na corda.
(d) Calcule a partir da potência instantânea (em Watts) a potência média, em um período, transportada pela onda.
Ver solução completa