P4 de Física 3 - FIS1051 da PUCRIO - 2020.2

Ver tudo sobre
Física 3 - FIS1051 - PUCRIO

Um fio A de comprimento L   muito grande é percorrido por uma corrente   i 0 no sentido positivo do eixo-z, como mostra a figura. Esse fio está envolto por uma casca cilíndrica C , também de comprimento   L , de raio interno R / 2 e raio externo R . A corrente que percorre a casca cilíndrica não é homogênea, obedecendo a uma densidade de corrente j ( r ) ,onde r   é a distância com relação ao centro do cilindro.

a) Considere que a densidade de corrente do fio B é j ( r ) = j 0   ( R / r ) onde j 0 é desconhecido.

Encontre o valor de j0 para que o campo magnético possua um valor constante na região interior da casca cilíndrica e encontre a magnitude desse campo (não se esqueça de considerar também a influência do campo do fio no interior). Encontre também qual a direção da corrente (z positivo ou z negativo).

b) Considere que a densidade de corrente é j ( r ) = j 0   ( r / R ) no eixo-z positivo (diferente do item (a). Se aplicamos na região do espaço um campo magnético constante na direção positiva do eixo x,   B → =   B 0 x ^ , calcule o vetor força magnética resultante na casca cilíndrica C devido ao campo magnético aplicado. Sugestão: considere que a casca é na realidade composta por diversos fios finos de corrente infinitesimal d i   =   j ( r )   d A .

c) Considere que a densidade de corrente é agora constante j ( r ) = i 0 / ( π R 2 ) e que o fio A foi deslocado de a com relação ao centro, como mostra a nova figura. Encontre a força magnética que o a casca C realiza no fio A. Justifique sua resposta com cálculos.

Ver solução completa