P2 de Física 4 da UFRJ - 2019.1
Física 4 - UFRJ
Considere as afirmações a seguir sobre os fótons, as partículas de luz:
i) a relação entre energia total e momento linear para um fóton é ;
ii) os fótons podem ser interpretados como partículas relativísticas com massa de repouso NULA;
iii) o VETOR velocidade de um fóton no vácuo é constante e assume o mesmo valor independentemente do referencial inercial considerado.
Marque a alternativa correta:
a) apenas ii é verdadeira.
b) apenas i e iii são verdadeiras.
c) apenas ii e iii são verdadeiras.
d) apenas i é verdadeira.
e) apenas iii é verdadeira.
f) apenas i e ii são verdadeiras.
g) todas são verdadeiras.
h) nenhuma é verdadeira.
Ver solução completaConsidere as afirmações a seguir sobre as transformações de coordenadas/velocidades entre dois referenciais inerciais:
i) as transformações de Lorentz são um caso particular das transformações de Galileu, no limite de altas velocidades ;
ii) as transformações de Lorentz para a velocidade implicam que se um corpo possui velocidade menor que para um referencial inercial, o mesmo se verifica para qualquer referencial inercial;
iii) a transformação de Galileu revela que a simultaneidade entre dois eventos é um conceito absoluto e não depende do observador.
Marque a alternativa correta:
a) apenas ii e iii são verdadeiras.
b) apenas i e iii são verdadeiras.
c) apenas ii é verdadeira.
d) apenas i é verdadeira.
e) apenas iii é verdadeira.
f) apenas i e ii são verdadeiras.
g) todas são verdadeiras.
h) nenhuma é verdadeira.
Ver solução completaUma nave espacial possui velocidade ao longo do eixo e percorre uma distância intergaláctica de anos-luz entre duas estrelas, para um dado referencial inercial. Determine a distância entre as estrelas para o referencial inercial da nave espacial.
a) anos luz.
b) anos luz.
c) anos luz.
d) anos luz.
e) anos luz.
Ver solução completaEm uma corrida intergaláctica, o foguete A é colocado na posição e o fogute B em para um dado referencial . O objetivo da corrida é chegar na posição primeiro. A largada é dada no instante para o referencial inercial e os foguetes saem nesse instante com velocidades e , respectivamente.
Em função dos dados do enunciado, calcule o que se pede.
a) Determine os instantes de tempo para os quais os foguetes A e B cruzam a linha de chegada para o referencial ;
b) Determine a velocidade do foguete A em relação a uma referencial inercial ligado ao foguete B.
c) Determine os instantes de largada e chegada de cada foguete em relação a um referencial inercial ligado ao foguete B.
Ver solução completaEm uma primeira aproximação, determina-se que uma pessoa consiga viver em segurança dentro de uma nave espacial por anos (em relação à nave). Assumindo que a velocidade da nave é para um dado referencial inercial, calcule o tempo máximo que uma nave pode viajar, em relação ao referencial inercial, com o passageiro em segurança.
a) anos.
b) anos.
c) anos.
d) anos.
e) anos.
Ver solução completaDuas partículas possuem velocidades e em relação a um referencial inercial. O módulo da velocidade de uma delas com respeito à outra vale:
a) .
b) .
c) .
d) .
e) .
Ver solução completaEm um acelerador de partículas, uma partícula de massa de repouso é acelerada até ter sua energia cinética igual a 7 vezes a sua energia de repouso. Determine o módulo do momento linear relativístico dessa partícula.
a) .
b) .
c) .
d) .
e) .
Ver solução completaDuas fontes idênticas de luz monocromática, as quais emitem na mesma frequência quando em repouso, movem-se com velocidade de mesmo módulo ao longo do eixo de um referencial inercial. Uma das fontes se aproxima enquanto a outra se afasta de um receptor que está em repouso em relação ao referencial inercial. O receptor determina que a frequência da luz emitida por uma das fontes é o dobro da outra. Determine o valor da velocidade das fontes.
a) .
b) .
c) .
d) .
e) .
Ver solução completaUm sistema composto de átomos de hidrogênio aquecidos emite radiação. Uma parte da radiação eletromagnética emitida é formada por fótons de energia . Pode-se afirmar que, pelo modelo de Bohr, os átomos que emitiram esses fótons sofreram uma transição entre os seguintes níveis de energia.
a) de para .
b) de para .
c) de para .
d) de para .
e) de para .
Ver solução completaQual é o valor de comprimento de onda de De Broglie associado a um elétron não-relativístico de massa e energia cinética ?
a) .
b) .
c) .
d) .
e) .
Ver solução completaUm elétron livre não-relativístico é preparado com velocidade média e com uma incerteza . A incerteza na medida da posição deste elétron (considere o problema unidimensional) satisfaz
a) .
b) .
c) .
d) .
e) Não tem relação com os dados fornecidos.
Ver solução completaO experimento de espalhamento Compton é realizado com radiação eletromagnética de comprimento de onda . Calcula-se a diferença dos comprimentos de onda dos fótons espalhados nos ângulos e e o valor obtido é dado por
a) .
b) .
c) .
d) .
e) .
Ver solução completaNuma aula de física moderna, um estudante obtém os seguintes valores para o potencial de corte, e , para as frequências de luz incidente e , respectivamente. Com esses dados, a razão entre a carga do elétron pela constante de Planck, , pode ser dada pela expressão:
a) .
b) .
c) .
d) .
e) Impossível encontrar esta quantidade.
Ver solução completa