Os compartimentos A, B e C são iguais e separados por uma membrana semipermeável ao solvente. Em um dos compartimentos colocou-se água destilada e nos outros, igual volume de soluções de cloreto de sódio (sistema I). Após algum tempo os volumes iniciais se modificaram como ilustrado no sistema II. Use estas informações e outras que forem necessárias para julgar os itens.

(1) A alteração de volumes se deve à osmose.

(2) A concentração inicial das soluções é a mesma.

(3) A água destilada foi colocada no compartimento B.

(4) A pressão osmótica em A é maior que em C.

(5) As soluções tem a mesma pressão de vapor, a uma dada temperatura.

Passo 1

(1) Verdadeira! A diferença de concentração entre a água destilada e as soluções de cloreto de sódio fez com que a água passasse para as soluções, na tentativa de igualar as concentrações. O nome desse processo é osmose.

Passo 2

(2) Falsa. Se a concentração inicial das soluções fosse a mesma, não haveria passagem de água para os compartimentos A e C.

Passo 3

(3) Verdadeiro! O solvente passa por osmose sempre do menos concentrado para o mais concentrado. Como a água destilada é, obviamente, a solução menos concentrada em NaCl das 3, a água sai do compartimento B para os outros, com soluções mais concentradas.

Passo 4

(4) Falso! Como no sistema II o volume de água em C é maior do que em A, podemos perceber que a concentração de soluto em C é maior do que em A (já que mais água passou pela membrana para tentar igualar a concentração em C). Se a gente lembrar da equação de van’t Hoff, π = i R T C s o l u t o , podemos ver que ↑ C s o l u t o ,   ↑ π . Assim, π C > π A .

Passo 5

(5) Falso também! Já vimos que a adição de partículas não voláteis à uma solução diminui a pressão de vapor do solvente. Assim, o compartimento com maior concentração de NaCl vai ter a menor pressão de vapor (o C), e o compartimento B, que só tem água destilada, vai ter a maior pressão de vapor!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Resolvidos de Osmose e Pressão Osmótica

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

A analise por combustão da L-carnitina, um composto orgânico que, acredita-se, aumenta a força muscular, indicou 52,16% de C; 9,36% de H; 8,69% de N e 29,78% de O. A pressão osmótica de 100,0 mL de um
Calcule a pressão osmótica, em 20° C, de cada uma das seguintes soluções. Suponha dissociação completa dos solutos iônicos. (a) 3 ∙ 10 - 3 mol/L de C6H12O6 (aq). (b) 2,0 ∙ 10 - 3 mol/L de CaCl2(aq). (
Uma amostra de 0,40 g de um polipeptídeo dissolvida em 1,0L de uma solução em água, em 27 °C, tem pressão osmótica 3,74 Torr. Qual é a massa molar do peptídeo?
Quando 0,10g de insulina se dissolve em 0,200 L de água, a pressão osmótica é 2,30 Torr em 20° C. Qual é a massa molar da insulina?
O sangue humano tem pressão osmótica, relativa à água, aproximadamente igual a 7,7a t m , na temperatura do ( 37° C ) corpo. Soluções intravenosas de glicose ( C 6 H 12 O 6 ) são frequentemente