Quando um átomo de carbono está ligado a 4 átomos, sua geometria é tetraédrica. Um exemplo é o C H 4 , representado abaixo.

A observação de duas moléculas diferentes, o C H 3 C l   e o C H 4 , apontou que a polaridade das duas moléculas é diferente. Explique qual delas é polar e qual é apolar e o motivo.

Passo 1

Como o exercício já nos deu a geometria do carbono ligado a 4 átomos, então sabemos que ele será tetraédrico. Agora é só desenhar cada uma das moléculas, C H 3 C l   e C H 4 e desenhar os vetores de momento dipolo delas!

Lembrando que a ordem de eletronegatividade é:

C l > C > H

Passo 2

Vamos dar uma olhada na molécula de C H 3 C l . A gente pode representar ela assim:

Repara que a geomatria é tetraédrica. Como o C l é mais eletronegativo que o C , o C l vai ser o polo negativo dessa ligação. Já para as ligações C - H , o carbono é o polo negativo, porque o C é mais eletronegativo que o C l . Podemos representar assim:

SE todos os momentos dipolos fossem iguais, devido à geometria tetragonal, eles iam se anular. Mas, acontece que o momento da ligação C - C l é maior do que o das outras ligações. Então, se a gente somar esses 4 vetores, o momento dipolo resultante vai ser um vetor apontando na direção do C l .

Como tem momento polar resultante, a molécula é polar.

Passo 3

Chegou a hora do C H 4 .

Bom, agora cada ligação é beeeem pouquinho polar, porque existe uma diferença de eletronegatividade pequena entre C e H . Mas devido à simetria da molécula, no fim temos uma molécula apolar.

Resposta

A molécula de C H 3 C l   é polar por ter μ t o t a l ≠ 0 , enquanto   C H 4 possui μ t o t a l = 0 , sendo uma molécula apolar.

Exercícios Resolvidos de Polaridade

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados