O dióxido de carbono possui molécula apolar, apesar de suas ligações carbono-oxigênio serem polarizadas. A explicação para isso está associada ao fato de

a) a geometria da molécula ser linear.

b) as ligações ocorrerem entre ametais.

c) a molécula apresentar dipolo.

d) as ligações ocorrerem entre átomos de elementos diferentes.

Passo 1

Vamos analisar letra por letra, mas antes disso, vamos ver o que acontece com a molécula do C O 2 .

O C O 2 tem duas ligações C = O , que são polares, já que o O é mais eletronegativo que o C . Isso cria uma carga parcial negativa em cada O e uma carga parcial positiva no C !   Mas, para saber se a molécula é polar ou não, precisamos observar sua geometria.

Como a geometria é linear, os dois momentos dipolos que se formam se anulam, já que eles são de mesma intensidade e direção, mas em sentidos opostos.

Por isso, o μ t o t a l é 0 e a molécula é apolar!

Ou seja, a resposta certa é a letra a, mas vamos analisar porque as outras estão erradas!

Passo 2

b) Existem diversas moléculas onde as ligações são entre ametais e as moléculas são polares. Por exemplo, o C H 3 C l ,   o C H 3 C O 2 H etc.

c) A molécula não é apolar porque apresenta dipolo, e sim porque seus dois vetores momento dipolo se anulam! Mas uma molécula pode ter um dipolo e ser polar ou apolar, a presença de dipolo não é o determinante, e sim como esses dipolos vão se distribuir pela molécula!

d) Existem moléculas que só possuem ligações entre átomos diferentes e são apolares, como o C C l 4 . O determinante é a geometria!

Resposta

Letra A.

Exercícios Resolvidos de Polaridade

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados