Qual seria o melhor solvente, água ou benzeno, para cada uma das seguintes substâncias:
a) ;
b) ;
c) ?
Passo 1
Esse exercício é a aplicação direta da regra semelhante dissolve semelhante! Para a gente saber qual vai ser o melhor solvente, basta saber quem é polar/apolar 😊
A água é o exemplo clássico de solvente polar, que faz ligação de hidrogênio como interação intermolecular. Já o benzeno é formado de uma cadeia carbônica cíclica e cheia de duplas ligações, que tem seu momento dipolo resultante igual à 0 e é, portanto, apolar. Ele interage por dipolo-induzido.
Isso quer dizer que a água vai dissolver bem moléculas polares e íons e o benzeno moléculas apolares.
Passo 2
a) O é um sal, ou seja, um composto iônico – e extremamente polar!
A água é um solvente melhor porque, quando colocado em água, o vai ter seus íons solvatados e envolvidos por moléculas de água, como no esquema abaixo, só que com a carga positiva sendo o :
Assim, a água é um solvente melhor, que vai interagir com os íons por interação íon-dipolo.
Passo 3
b) O é uma molécula apolar, já que sua geometria faz com que os momentos dipolos se anulem. Por isso, o melhor solvente é o benzeno, que vai conseguir interagir com a molécula por dipolo-induzido.
Passo 4
c) Essa questão fica um pouco mais difícil, já que o tem uma parte polar (o e uma cadeia carbônica (que compõe uma parte apolar). Maaaas, como nesse caso a cadeia carbônica é muito pequena, podemos considerar que essa molécula tem um caráter mais polar do que apolar!
Assim, a água vai ser um solvente melhor que o benzeno nesse caso.
Se a cadeia carbônica fosse beeeem maior, talvez o benzeno fosse melhor do que a água para solvatar esse ácido.
Resposta
a) Água.
b) Bezeno.
c) Água.