Determine as reações em A para a viga em balanço submetida às cargas concentrada e distribuída.

Passo 1

A viga precisa satisfazer a duas condições:

∑ F = 0

∑ M = 0

Passo 2

Vamos primeiro calcular a força de reação vertical. Pra isso, vamos escrever antes que:

R A - F W - 2 = 0

Onde F W é a força concentrada que representa a distribuição linear de força. Essa força pode ser calculada pela área do triângulo, como já sabemos:

F W = 1 2 3 4 = 6 k N

Assim:

R A - 6 - 2 = 0 → R A = 8 k N

Passo 3

Agora vamos para o momento. Existe um momento em A , M A , que equilibra os momentos das forças, tanto a concentrada quanto a distribuída:

- M A + M W + 2 3 + 1,5 = 0

Perceba que a distância da força de 2 k N até A vale 4,5 m .

E onde está localizada a força concentrada que é resultante da distribuição de forças? No baricentro do triângulo! Assim:

x - = 2 3 3 = 2 m

Assim:

M W = 6.2 = 12 k N . m

Assim:

- M A + 12 + 2 4,5 = 0 → M A = 12 + 9 = 21 k N . m

Resposta

R A = 8 k N

M A = 21 k N . m

Exercícios Resolvidos de Vigas – Efeitos externos

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Se a massa do contrapeso em A é 6500k g , determine a força que a comporta exerce sobre o anteparo liso em C . A comporta é articulada em B e tem 1m de largura. A densidade da água é ρ w = 1M g / m 3
Determine a massa do contrapeso A se a comporta de 1m de largura está prestes a abrir quando a àgua está no nível mostrado. A comporta é articulada em B e mantida pelo anteparo liso em C . A densidade
A placa de aço elíptica B é usada para selar a abertura no tanque de armazenamento de água. Determine a intensidade da força hidrostática resultante que atua sobre ela. A densidade da água é ρ w = 1 M
A comporta AB possui 8 m de largura. Determine as componentes horizontal e vertical da força que atua sobre o pino em B e a reação vertical no suporte liso A; p = 1,0 Mg/m³.
109- Determine a força e o momento de reação no apoio A da viga em balanço que está submetida a carga distribuída mostrada.