Considere o experimento em que uma moeda viciada é lançada sucessivas vezes, até que ocorra a primeira cara. Seja  X  a variável aleatória que conta o número de coroas obtidos no experimento (ou seja, a quantidade de lançamentos anteriores a obtenção da primeira cara). Sabendo que a probabilidade de cara é de  0,4 , qual é a probabilidade de  P ( 2 ≤ X < 4 ) .

Passo 1

Opa, temos um experimento que vai parar de ser repetido assim que acontecer o primeiro sucesso, ou seja, uma distribuição Geométrica! Nosso sucesso aqui seria o aparecimento da cara.

Mas toma muito cuidado aí para não cair na pegadinha, se liga só!

O enunciado diz para a gente que X é a variável aleatória que conta o número de coroas obtidas no experimento, antes de se obter o sucesso, que seria a cara, certo?

Imagina que você lançou a moeda 4 vezes até obter a cara, ou seja, você obteve:

{Coroa, Coroa, Coroa, Cara}

Nesse caso, nossa variável aleatória assumiria o valor X = 3 , mas o número de tentativas até se obter o sucesso seria 4, afinal foi necessário lançar a moeda quatro vezes até se obter a cara.

Vamos chamar esse número de tentativas até obter o sucesso de Y . Repara então que:

Y = X + 1

Isso é o mesmo que falar que a quantidade de vezes que se lança a moeda até obter o sucesso ( Y ) é igual a quantidade de vezes que se obteve coroa ( X ) mais uma tentativa.

E por que eu fiz tudo isso??

Por que essa variável X ,   ela parece que segue a distribuição geométrica, mas não segue não. Quem de fato segue a distribuição geométrica é a variável aleatória Y , pois é ela que contabiliza o número de tentativas até se obter o sucesso (que é obter a primeira cara).

Com isso, teremos:

Y ~ G ( 0,4 )

Passo 2

Para calcular a probabilidade pedida temos que trocar a nossa variável aleatória:

P 2 ≤ X < 4 = P ( 3 ≤ Y < 5 )

E tem que se ligar que:

P 3 ≤ Y < 5 = P Y = 3 + P ( Y = 4 )

Já que entre maior ou igual a 3 e menor que 5, temos o 3 e o 4. Agora temos que lembrar da função da Geométrica:

P Y = k = p 1 - p k - 1

Substituindo a função para o nosso cálculo:

P 3 ≤ Y < 5 = P Y = 3 + P Y = 4 = 0,4 1 - 0,4 3 - 1 + 0,4 1 - 0,4 4 - 1

= 0 , 230

Passo 3

Resposta

0 , 230

Exercícios Resolvidos de Distribuição Geométrica

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Um sistema de tolerância de defeitos, que processa transações para uma firma de serviços financeiros, usa três computadores separados. Se o computador de operação falhar, um dos dois sobressalentes po
Um jogador de videogame é confrontado com uma série de oponentes e tem uma probabilidade de 80% de derrotar cada um deles. O sucesso com cada oponente é independente de confrontos prévio. O jogador co
No processo de meiose, uma célula diplóide simples passa por oito fases diferentes. No entanto, somente 60% dos processos passam pelas seis primeiras fases e somente 40% passam pelas oito fases. Consi
A variável aleatória contínua X tem para fdp: f x = x / 2 , 0 ≤ x ≤ 2 . São feitas duas determinações independentes de X . Qual será a probabilidade de que ambas essas determinações sejam maiores do q
A variável aleatória contínua X tem fdp f x = 3 x 2 , - 1 ≤ x ≤ 0 . Se b for um número que satisfaça - 1b0 , calcule P Xb Xb / 2 ) .