Na figura abaixo uma fonte luminosa pontual e isotrópica S é posicionada a uma distância d de uma tela de observação A e a intensidade luminosa I P no ponto P (na mesma altura que S ) é medida.

Em seguida, um espelho plano M é colocado atrás de S , a uma distância d .

De quantas vezes aumenta a intensidade luminosa I P quando o espelho é introduzido?

Passo 1

Esse exercício exige que você saiba a relação entre a intensidade luminosa e a distância entre a fonte e o receptor. Qual é essa relação?

A intensidade luminosa é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre a fonte e o receptor! Logo, podemos escrever a intensidade da fonte como:

I f = k d 2

Onde k é uma constante de proporcionalidade.

Passo 2

Vamos olhar agora para a luz refletida. Entre sair do ponto S , refletir no espelho e chegar ao anteparo A , a luz percorre uma distância igual a 3 d .

Logo, a intensidade luminosa da luz refletida será dada por:

I r = k 3 d 2 = k 9 d 2 = I f 9

Passo 3

A intensidade resultante será a soma das intensidades, logo:

I = I f + I r

I = I f + I f 9 = 10 9 I f

I = 1,11 I f

I I f = 1,11

Assim, a intensidade aumentará em 1,11   vezes .

Resposta

A intensidade aumentará em 1,11   vezes .

Exercícios Resolvidos de Espelhos Planos

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Uma vela com 4,85 cm de altura está a uma distância de 39,2 cm do lado esquerdo de um espelho plano. Onde a imagem se forma e qual é sua altura?
Você tem 1,62 m de altura e deseja ver sua imagem completa em um espelho plano vertical.a) Qual é a altura mínima do espelho que atende à sua necessidade?b) A que distância acima do solo deve estar a
Mostre que a equação dos espelhos (Equação 32-4 onde f = r / 2 ) fornece a distância imagem correta e a ampliação para um espelho plano.
a) Dois espelhos planos fazem um ângulo de 90 ° . A luz de um objeto puntiforme que está posicionado arbitrariamente na frente dos espelhos produz imagens em três posições. Para cada posição da imagem
A figura mostra uma vista de topo de um corredor com um espelho plano M montado em uma das extremidades. Um ladrão B se esgueia por um corredor em direção ao centro de um espelho. Se d = 3,0m , a que