A força F →   de 1800 N é aplicada à extremidade da viga em I . Expresse F → como um vetor em termos de i e j.

Passo 1

Podemos fazer da seguinte forma: Vamos calcular qual é o ângulo que a força F → faz com o eixo x . Depois vamos calcular as componentes escalares F x e F y e, por fim, escrever a força em função delas e dos vetores unitários.

Passo 2

O enunciado nos deu uma figura e, nessa figura, existe um triângulo. O ângulo que a força faz com o eixo x é semelhante ao ângulo que o triângulo possui:

A tangente desse ângulo vale:

t g θ = 4 3

Assim, o ângulo vale:

θ = a r c t g 4 3 = 53,1 °

Passo 3

Agora podemos calcular o módulo das componentes da força nos eixos x   e   y (perceba que tais componentes estão orientadas no sentido negativo de seus eixos):

F x = 1800 cos ⁡ 53,1 ° = 1080 N

F y = 1800 s e n 53,1 ° = 1439,4 N

Passo 4

Assim:

F → = F x i ^ + F y j ^ = - 1080 i ^ - 1439,4 j ^

Resposta

F → = - 1080 i ^ - 1439,4 j ^

Exercícios Resolvidos de Forças em Duas Dimensões

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

183- Um dos problemas críticos no projeto de veículos para mergulhos profundos é colocar visores que irão suportar pressões hidrostáticas tremendas sem fraturar ou vazar. A figura mostra a seção trans
Determine a intensidade da força resultante e sua direção, medida no sentido anti-horário a partir do eixo x positivo.
Uma força F de módulo 800N é aplicada ao ponto C da barra A B , como mostrado. Determine os componentes x - y e n - t de F .
Determine o módulo F s da força trativa atuando na mola, para que a resultante de F s e de F seja uma força vertical. Determine o módulo R dessa força resultante vertical.
Um cabo esticado entre os suportes fixos A e B está sob uma tração T de 900N . Usando os vetores unitários i e j expresse a tração como um vetor; primeiramente como uma força T A atuando em A e, em se