P1 de Física 1 da UFRJ - 2016.1
Física 1 - UFRJ
Um bloco de massa m desce acelerado ao longo de uma rampa inclinada de um angulo em relação à horizontal, como indicado na figura. Um dispositivo exerce sobre o bloco uma força constante horizontal, como indicado na figura. O coeficiente de atrito cinético entre a superfície do plano inclinado e o bloco vale µ. Ao atingir a base do plano inclinado, o bloco tem uma velocidade e o dispositivo que exerce a força é desligado. O bloco percorrerá uma distância sobre uma superfície horizontal, com o mesmo coeficiente de atrito µ até encontrar a extremidade de uma mola de constante elástica k, fixa na outra extremidade. Considere desprezível o atrito na região A-B. (Todas as respostas devem ser dadas em termos de m, , F, µ, g, k, v0 e d)
- represente e identifique todas as forças que agem sobre o bloco enquanto ele esta sobre o plano inclinado;
- determine o modulo da aceleração com que o bloco desce o plano;
- calcule a compressao máxima da mola.
Uma bolinha pendurada na extremidade de uma mola vertical executa um movimento oscilatório. Na situação da figura, a mola encontra-se comprimida e a bolinha está subindo. Sendo a força da mola e a força peso aplicadas na bolinha, o único esquema que pode representar tais forças na situação descrita é:
Ver solução completaUm sistema isolado é constituído por uma partícula A de massa com velocidade inicial constante de módulo v e por uma partícula B inicialmente em repouso. Após colidirem elasticamente, ambas permanecem na reta do movimento inicial da partícula A, que passa a ter uma velocidade de módulo no mesmo sentido do seu movimento inicial. A massa da partícula B é:
Considerando que atuam em um corpo as forças e assinale a afirmação correta.
- O ângulo entre as duas forças é
- A diferença entre as duas forças é dada
- A razão entre os produtos escalares da força resultante com cada uma das duas forças satisfaz à condição
- Em relação ao módulo da força resultante e da força , temos que
- O módulo da força é dado por
Dois blocos A e B, de massas MA = 3 kg e MB = 7 kg, estão apoiados sobre um plano horizontal sem atrito. Entre os corpos A e B, há uma mola ideal (1) de massa desprezível, e uma outra mola (2), idêntica a esta, se encontra presa ao outro lado do bloco de massa MB, como mostra a figura. Uma força constante horizontal é aplicada sobre a mola (2) puxando o conjunto para a direita de modo que os dois blocos se movem com a mesma aceleração. Sendo e as deformações das molas (1) e (2), respectivamente, é correto afirmar que:
O gráfico abaixo apresenta a evolução temporal da posição x(t) de um objeto em movimento unidimensional. Considerando as informações fornecidas através deste gráfico, assinale dentre as afirmações apresentadas abaixo aquelas que são INCORRETAS.
- No ponto A temos v = 0.
- Entre os pontos B e C, representado no gráfico por uma reta, o movimento do objeto é uniforme.
- No ponto D o objeto está parado e em equilíbrio.
- Entre os pontos A e B o produto escalar da velocidade e a aceleração satisfaz à condição .
- A partir do ponto E e até o ponto F o objeto é freado.
- apenas a (III)
- apenas as (I), (II) e (V)
- apenas as (III) e (V)
- apenas as (I) e (IV)
- apenas as (II), (III) e (V)
- não há afirmativas incorretas
Uma pedra de massa e amarrada a um barbante de comprimento é posta para girar em um plano perpendicular ao solo. Em um dado instante ela é solta de forma que, após passar por uma altura máxima, ela vem a atingir uma parede que se encontra a uma distância do ponto de lançamento. A velocidade da pedra no momento do lançamento tem módulo e faz um ângulo com a horizontal. Nestas condições, determine (Todas as respostas devem ser dadas em termos de , , , , e ):
(a) A altura do ponto de impacto da pedra na parede em relação ao ponto de lançamento
(b) a expressão para o vetor velocidade da pedra no momento imediatamente antes dela atingir a parede, em termos dos vetores unitários e indicados na figura
(c) A energia cinética da pedra no instante em que ela passa pelo ponto mais alto de sua trajetória
(d) o módulo da tensão no barbante no momento imediatamente anterior ao lançamento
Ver solução completa
Um caminhão parte do repouso e se movimenta sobre uma estrada reta e horizontal para a direita, com aceleração constante, como mostra a figura. Ele transporta em sua caçamba um caixote que permanece parado em relação ao caminhão. O sistema de forças que age sobre o caixote, para um observador em repouso na estrada, é corretamente representado por:
Ver solução completaA figura mostra a energia potencial simétrica de uma partícula que se move ao longo do eixo x sob a ação da força resultante associada a . A partícula se encontra confinada neste potencial e possui energia total , também representada no mesmo gráfico. Assinale a afirmação FALSA
- a partícula fica em repouso ao passar pelo ponto x = 0
(b) o módulo da velocidade é máximo quando a partícula passa pelos pontos B e C
(c) o movimento da partícula não está limitado entre os pontos A e D
(d) a força F é nula apenas nos pontos B, C e x = 0
(e) o ponto C corresponde a um ponto de equilíbrio estável
Ver solução completaDois blocos idênticos, A e B, de massa m, estão deslizando para a direita sobre um plano horizontal, sujeitos a forças de mesmo módulo F, como mostrado na figura, sendo o bloco A puxado e o bloco B empurrado. O coeficiente de atrito cinético µc é o mesmo entre os blocos e a superfície. Das afirmações que se seguem, assinale as CORRETAS:
- O módulo da força de atrito entre o bloco A e o plano é menor que o módulo da força de atrito entre o bloco B e o plano
- A aceleração dos blocos A e B em relação à Terra é a mesma
- A força normal que age no corpo A tem módulo
(a) apenas (I) e (III)
(b) apenas (I) e (II)
(c) apenas (III)
(d) apenas (I)
(e) apenas (II) e (III)
(f) apenas (II)
Ver solução completa