P2 de Física 2 da USP - 2018
Física 2 - USP
Considere três osciladores fracamente amortecidos e forçados, que foram submetidos a uma força externa periódica de mesma amplitude. A partir do gráfico abaixo, é correto afirmar:
- nenhuma das demais alternativas
A figura abaixo mostra a posição da massa de três osciladores harmônicos amortecidos. Os tipos de amortecimento que melhor descrevem os resultados do gráfico são:
- (1) crítico, (2) subcrítico, e (3) supercrítico.
- (1) crítico, (2) supercrítico, e (3) subcrítico.
- (1) supercrítico, (2) subcrítico, e (3) crítico.
- (1) subcrítico, (2) crítico, e (3) supercrítico.
- (1) supercrítico, (2) crítico, e (3) subcrítico.
Um sistema é formado por uma massa , uma mola de constante elástica e um amortecedor com constante de amortecimento . Se o sistema é sujeito a uma força externa , onde , a amplitude do sistema para baixíssimas frequências e na ressonância será, respectivamente:
Um oscilador harmônico amortecido não forçado opera no regime crítico. Supondo que no instante de tempo , a posição inicial do oscilador é e a velocidade inicial é , qual solução representa a posição da massa em função do tempo:
a)
b)
c)
d)
e) Nenhuma das demais alternativas
Ver solução completaUm canhão de massa possui um sistema de recuo, que é formado por uma mola de constante elástica e um amortecedor com coeficiente de amortecimento . No instante , o canhão dispara um projétil de massa com uma velocidade.
(a) Calcule a velocidade do tambor do canhão no momento do disparo?
(b) Determine o tipo de amortecimento (subcrítico, supercrítico ou crítico)? Justifique sua resposta.
(c) Considerando que no instante t = 0 s, o tambor do canhão se encontra na posição x = 0 m, determine a posição em função do tempo x(t) do tambor do canhão.
(d) Determine o tempo que leva para o tambor do canhão atingir o menor valor de x?
(e) Esboce o gráfico de x(t), indicando possíveis extremos dessa função.
Ver solução completa