Uma barcaça tem 4,5   m de largura e 12 m de comprimento e flutua com um calado de 1,2 m . Ela recebe uma carga de cascalho tal que seu centro de gravidade está 0,6 m acima da linha d’água. Ela é estável?

Passo 1

Que termos são esses? Barcaça, calado, cascalho? Hein?

Relaxa que o dicionário Auré..., digo, Responde Aí, vai te ajudar 😉 Primeiro, vamos visualizar o que está acontecendo com essa barcaça, que é uma barca grande (sim! é isso mesmo, rs)

A barcaça é essa “caixa” da figura. Ela tem 4,5 m de largura e o comprimento de 12 m está entrando no papel.

E o que significa calado? Calado é a profundidade do fundo da barcaça até onde o fluido deixa de tocar a embarcação, ou seja, é a medida do fundo até o que chamamos de linha d’água. Essa linha está representada pela letra A na figura.

Essa barcaça está transportando um monte de lascas de pedras, que é a carga de cascalho, representadas na figura pela parte cheia de pontos. O enunciado diz que o centro de gravidade (G) dessa barcaça carregando cascalho está 0,6 m acima da linha d’água. Ou seja:

K G   =   1,2 + 0,6 = 1,8   m

Ok! Agora que visualizamos o problema, vamos ver se essa barcaça está estável e de boa para transportar os cascalhos. Eles vão fazer diferença 😉

Passo 2

Como vimos na teoria, a barcaça com cascalhos vai ser estável se GM for maior que zero. Para calcular GM, usamos essa equação:

G M = K B - K G + B M

K G já conhecemos, então vamos calcular K B e depois B M .

O ponto de aplicação do empuxo fica na metade do volume submerso. Sabemos que a profundidade submersa (o tal do calado) é 1,2   m . Então:

K B =   1,2 2 = 0,6   m

Passo 3

Para calcular o B M , usamos a equação:

B M = I 0 V s u b m e r s o

O momento de inércia da barcaça é o momento de inércia do retângulo na linha d’água

I 0 = Y X 3 12

Onde Y é comprimento da barcaça (12 m) e X é a largura (4,5 m). Substituindo:

I 0 = 12 4,5 3 12 = 4,5 3

Para encontrar BM, precisamos saber o volume submerso:

V s u b m e r s o = l a r g u r a   × c o m p r i m e n t o   × p r o f u n d i d a d e

V s u b m e r s o = 4,5   × 12   × 1,2

B M = I 0 V s u b m e r s o =   4,5 3 4,5   × 12   × 1,2

Então:

B M = 4,5 2 12   × 1,2 = 1,4   m

Passo 4

Uhul! Hora de encontrar G M !

G M =   K B - K G + B M

G M =   0,6 - 1,8 + 1,4

G M = 0,2

GM é maior que zero, logo, a barcaça transporta o cascalho de forma estável!

Resposta

Sim! Ela é estável. 😊

Exercícios Resolvidos de Estabilidade

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Um objeto de madeira é mostrado na figura. O seu peso é 2,5N e o centro de gravidade está a 5c m da superfície superior. O equilíbrio é estável em relação ao eixo y ?
Um cubo de peso específico γ c flutua num líquido de peso específico γ l . Determinar a relação γ c / γ l para que o cubo flutue com as arestas na vertical.
Qual a máxima altura H de um cilindro de seção circular de raio R , para que possa flutuar em equilíbrio estável com seu eixo na vertical em qualquer líquido? Dados: cilindro γ ; líquido γ l .
Considere um cilindro de densidade d1 flutuando verticalmente na água ( d = 1 ) , como na Figura P2.127. Deduza uma fórmula para os valores estáveis de D / L em função de d e aplique-a ao caso D / L =
Considere que o balão do Problema P2.111 seja construído para ter um diâmetro de 14m , cheio ao nível do mar com ar quente a 70 ℃ ℃ e 1a t m , e seja liberado. Se o ar dentro do balão permanecer const