Lista de Exercícios VC de Cálculo 1 da IME - 2019
Cálculo 1 - IME
Uma determinada máquina deve operar em velocidade constante de rotação. Sua jornada de trabalho é limitada entre rotações por minuto. O custo energético da máquina, medido por , é de por minuto e é consumido em uma razão de por minuto. O operador da máquina é pago a um custo de reais por minuto. Considere que a velocidade de rotação constante é obtida logo que a máquina entre em funcionamento. Determine para cada valor de , a velocidade de rotação que se obtém o custo mínimo consumido pela máquina em uma jornada de trabalho, sabendo que
Ver solução completaSeja derivável em . Suponha que . Prove que existe um ponto no intervalo tal que .
Dica: Use uma função auxiliar
Ver solução completaSeja ; . Prove (usando derivação) que ou prove (usando teoremas de continuidade) que existe um número , tal que
Ver solução completaSeja derivável até segunda ordem em tal que Seja também
Dê o que se pede:
- Determine , se possível, de modo que seja contínua no ponto .
- Determine se o ponto é o ponto mínimo, máximo, de inflexão ou nenhum dos casos.
Um determinado sistema tem sua capacidade variando com um parâmetro através de dois modelos definidos dependentes do valor de . Quando é não-negativo sabe-se que , e quando é negativo sabe-se que . Você é o engenheiro responsável e precisa entender o total funcionamento do sistema com a variação do parâmetro . Com isso:
- Faça o esboço do modelo completo da capacidade do sistema para a variação de em todo . (Obs.: Devem ser apresentados todos os cálculos antes do desenho do esboço, englobando todos os passos vistos em teoria em sala).
- Os pontos críticos obtidos na capacidade do sistema quando varia em todo .
- Os pontos de inflexão obtidos na capacidade do sistema quando varia em todo .
- Sabendo que o sistema funcionará apenas para e , determine, caso existam, os máximos e mínimos globais para cada um dos intervalos de funcionamento.