P2 de Física 1 da USP - 2019
Física 1 - USP
Um corpo de massa m incide com velocidade v sobre um outro corpo igual, com um parâmetro de colisão b, como mostrado na figura. Após a colisão, os dois corpos se afastam, formando um ângulo 2θ. Para , o módulo da variação da energia cinética de translação (∆T), em função da energia cinética inicial e do ângulo θ vale:
Uma pequena bolinha de massa m=100 g foi arremessada de uma altura h=1 m para baixo a uma velocidade inicial V=4 m/s. Se ela afunda d=10 cm, a força média exercida pela areia sobre a bolinha até ela entrar em repouso é:
- 4N
- 9N
- 19N
- 24N
- 29N
Uma partícula de massa m = 0,5 kg move-se em um campo de força central sob a ação
de uma força F(r) em uma região onde a energia potencial U(r) varia conforme a figura abaixo. Supondo que a partícula tenha energia total E = -3 J, a máxima velocidade da partícula e o trabalho realizado pela força F(r) para deslocar a partícula desde r = 1m até r = 4 m são, respectivamente:
a) v=2m/s e W=8J
b) v=m/s e W=-3J
c) v=4m/s e W=3J
d) v=m/s e W=-6
e) v=4m/s e W=-3J
Ver solução completaUm bloco de 4 kg é empurrado a partir do repouso por uma mola comprimida, que não obedece a Lei de Hooke. A força dessa mola é dada por , onde x se mede a partir do comprimento de equilíbrio da mola. Ao passar pela posição de equilíbrio, o bloco desprende-se passando a movimentar-se em uma região com coeficiente de atrito dinâmico de 0,25, percorrendo uma distância de 10 m até parar. A velocidade máxima atingida pelo bloco e a compressão da mola são, respectivamente:
- e m
- e m
- e e m
- e m
- e m
Num circo um acrobata está balançando no trapézio. Em uma determinada acrobacia
ele começa do repouso, fazendo um ângulo de 53◦ com a vertical, e no ponto inferior do movimento ele segura um outro acrobata, levando-o consigo no restante do movimento. Se o segundo acrobata tem massa , e o ângulo máximo com a vertical que eles atingem juntos é de 37◦, a massa do primeiro acrobata é:
considere cos53=0,6 e cos37=0,8.
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completa