P2 de Física 2 da UFRJ - 2016.1
Física 2 - UFRJ
Uma onda progressiva em uma corda tem seu perfil de deslocamento descrito por onde é uma função em forma de pulso. Ela incide em uma extremidade fixa da corda em , sendo refletida. Sobre a onda refletida , é correto afirmar que
- É descrita por e o pulso refletido volta sem defasagem.
- É descrita por e o pulso refletido volta om defasagem de 180◦.
- É descrita por e o pulso refletido volta com defasagem de 180◦.
- É descrita por e o pulso refletido volta sem defasagem.
- É descrita por e o pulso refletido volta sem defasagem.
- É descrita por e o pulso refletido volta sem defasagem.
Observação: Acreditamos que existe um erro no enunciado. Usamos ,na resolução,
Ver solução completaUm objeto de massa m se move no eixo sujeito a uma força horizontal de modo que a equação de movimento é dada por , onde ≥ 0, > 0 e > 0. A amplitude da solução particular desta equação varia com ω de acordo com o que mostra a figura em três situações correspondentes a valores diferentes e , tal que ≫ .
É INCORRETO afirmar que:
a) Quanto maior o valor de , maior a amplitude máxima da curva correspondente.
b) O amortecimento é maior na curva (1).
c) A frequência de ressonância é a mesma para as três curvas.
d) A curva (3) corresponde ao aso sem amortecimento.
e) Para ω ≫ , a solução particular é defasada de π em relação à força externa.
Ver solução completaUma corda está esticada e vibra com o padrão mostrado na figura. Se o seu comprimento natural é de e a tração do fio e a sua densidade linear , é correta a opção para o comprimento de onda λ e frequência :
- ;
- ;
- ;
- ;
Uma corda de comprimento esticada tem uma extremidade mantida fixa () e a outra livre . Considere que, na configuração de equilíbrio, a corda se encontra na horizontal ao longo do eixo . Um aluno escreve que os pequenos deslocamentos transversais na direção podem ser representados pelos modos normais:
Onde = 1, 3, 5, ... , e são constantes a serem determinadas das condições iniciais do problema e é a velocidade de propagação da onda na corda. São feitas as seguintes observações sobre a solução apresentada:
- Ela está incorreta, pois não obedece a condição de contorno .
- Os modos pares com = 2, 4, 6,... também deveriam ter sido levados em consideração.
- As condições de contorno para neste problema são as mesmas que uma onda sonora de deslocamento deve obedecer em um tubo de comprimento fechado em uma extremidade e aberto na outra.
- Esta solução não representa uma solução da equação de onda, pois não pode ser escrita na forma, onde é uma constante real e e são funções de uma variável.
São verdadeiras:
- Somente a (III).
- Todas são verdadeiras.
- Nenhuma é verdadeira.
- Somente (I) e (II).
- Somente (I) e (IV).
- Somente (III) e (IV).
- Somente (II) e (IV).
- Somente a (IV)
Um objeto de massa m que pode se mover ao longo do eixo é sujeito a uma força do tipo . No instante de tempo inicial, ele se encontra na posição de equilíbrio em , e recebe um impulso de modo que sua velocidade inicial é > 0. O gráfico que melhor representa como a posição deste objeto varia om o tempo é:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
Ver solução completaUma corda muito longa é mantida tensa e, por ela, se propaga uma onda transversal, cujos deslocamentos verticais são dados por:
onde , e são constantes positivas. Considere que, no equilíbrio, a corda se encontra na horizontal ao longo do eixo . A figura que representa corretamente a configuração da corda no instante e as velocidades dos pontos , , e da corda é:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
Ver solução completaO gráfico a seguir mostra como a posição de um móvel oscila com o tempo . A lei horária da posição deste objeto é melhor descrita por
- (
Um único sistema massa-mola é colocado para oscilar de três maneiras diferentes. No caso (A), o sistema está alinhado verticalmente, com uma extremidade da mola presa ao teto, no caso (B), horizontalmente com a massa deslocando-se sobre uma superfície sem atrito e finalmente no caso (C), em um plano inclinado de um ângulo , onde a massa desloca-se sobre a superfície também sem atrito. Denominado-se as frequências angulares para cada maneira como respectivamente, é correta a opção:
- ;
- ;
- ;
Uma fonte sonora e um observador se movem com a velocidade vetorial em relação ao ar. A fonte emite um som contínuo de frequência e o observador detecta, para o mesmo som, uma frequência. Assinale a alternativa correta.
- A velocidade relativa entre e é nula e a distân ia atravessada entre eles por cada frente de onda é constante. Portanto, .
- A relação entre e depende do valor específico de , sendo possível que , ou .
- O movimento da fonte não altera a frequência observada, portanto, como o observador se aproxima de , .
- O movimento da fonte não altera a frequência observada, portanto, como o observador se aproxima de , .
- O movimento do observador não altera a frequência observada, portanto, como a fonte se afasta .
Um pêndulo simples é formado por um fio ideal de comprimento , ligado a uma massa em uma extremidade e na outra presa a um pino na parede, de modo que ele pode girar livremente, como mostra a figura. Considere conhecida a aceleração da gravidade.
- Mostre que a energia mecânica (energia cinética + potencial) E deste sistema pode ser escrita como:
- Determine o valor da energia mecânica tal que para o movimento é ilimitado (isto é, o pêndulo pode completar uma volta completa).
- Aplicando princípios de conservação da energia, obtenha a equação de movimento para as oscilações do pêndulo.
- Obtenha o período do pêndulo na aproximação de ângulos pequenos (quando, ).
- Encontre a solução para a equação de movimento deste pêndulo om a aproximação de ângulos pequenos para encontrar o ângulo θ como função do tempo . Considere que, no instante inicial , o pêndulo se encontra na posição de equilíbrio , mas recebe um impulso de modo que a sua velocidade angular inicial é , onde é um parâmetro adimensional conhecido.
Dica: Considere a energia potencial mínima igual a zero no ponto mais baixo da tra jetória do pêndulo.