P2 de Física 3 - FIS1051 da PUCRIO - 2020.1
Física 3 - FIS1051 - PUCRIO
Uma partícula pontual de massa m e carga (positiva) se move com velocidade de módulo constante de tal forma que, como mostra a Figura 1, sua trajetória é descrita pela linha tracejada. Essa partícula penetra em uma região de campo magnético constante (região cinza- escuro) e realiza um movimento circular de raio (ao longo de um arco de graus). Em seguida, penetra em outra região de campo magnético constante (região cinza-claro) e realiza um movimento circular de raio r (ao longo de um arco de graus). Observe que :
- Calcule a razão (módulos dos campos magnéticos).
-
m = 1,0 × 10 - 3 k g , , e , encontre os vetores campos magnéticos em ambas as regiões.
Uma corrente i percorre um fio muito longo. O fio está posicionado inicialmente de maneira vertical. Em certo ponto, realiza um loop circular de raio e retorna à mesma orientação vertical, como mostra a Figura 1. Embora extremamente próximos, não há contato entre os pontos inicial e final do loop.
Com relação ao ponto C marcado na figura, calcule, utilizando a lei de Biot-Savart explicitamente:
- O vetor campo magnético devido ao loop.
- o vetor campo magnético devido a cada uma das duas seções retas do fio
- Qual deve ser a relação entre as correntes e para que o torque resultante devido ao campo magnético sobre o conjunto de loops seja nulo?
Considere agora outra configuração, onde uma nova corrente i’ percorre um segundo fio também muito longo. Mais uma vez, o fio está posicionado inicialmente de maneira vertical e, em certo ponto, realiza um loop circular de raio , retornado à mesma orientação vertical, como mostra a Figura 2. Embora extremamente próximos, não há contato entre os pontos inicial e final do loop.
Em seguida, esse fio é colocado bem próximo (mais uma vez, sem contato) ao primeiro fio, como mostra a Figura 3. No sistema descrito pela Figura 3, existe um campo magnético constante .
Um fio reto, infinito e oco (de raio interno e externo ) centrado no eixo tem a seção transversal (no plano mostrada na Figura. Este fio é percorrido por corrente com densidadeno sentido , onde . Determine:
- A corrente total em seção transversal arbitrária do fio.
- O vetor do campo magnético em um ponto arbitrário cuja distância ao eixo é
- O vetor do campo magnético em um ponto arbitrário cuja distância ao eixo é
- O vetor do campo magnético em um ponto arbitrário cuja distância ao eixo é
- O valor de ao longo do contorno orientado mostrado na figura, formado por duas radiais de comprimento e um quadrante de círculo de mesmo raio.
Em uma região de campo magnético uniforme , um aro condutor circular de raio está localizado no plano . Suponha que a resistência deste aro seja constante e igual a . Suponha que:
Onde é uma constante de tempo desconhecida.
- Desenhe um esquema mostrando o aro, a direção do campo magnético, a direção da corrente induzida no aro e a força sobre o aro devida ao campo magnético.
- Calcule o fluxo magnético e a sobre o aro. Obtenha expressões para a corrente induzida e para o valor da força magnética agindo sobre um segundo do aro de comprimento .
- Calcule a potencia instantânea dissipada no aro por efeito Joule.
- Suponha que forças externas agindo uniformemente sobre o aro, na direção radial, são responsáveis pelo aumento do raio do aro. Calcule a potência em um certo instante de tempo que as forças externas realizam sobre o aro. Despreze qualquer energia elástica do material que constitui o aro. É possível dizer que ? Justifique sua afirmação.
No circuito da figura ao lado, o capacitor está inicialmente descarregado e a corrente no indutor é nula. A chave está inicialmente na posição central ().
A chave passa então para a posição , onde permanece durante um tempo equivalente a duas constantes de tempo capacitivas. Em seguida (no novo instante de tempo ), passa para a posição , na qual permanece por um tempo muito longo.
- Determine a expressão da corrente que percorre o indutor em função do tempo. Qual é o valor da amplitude máxima da corrente?
- Trace os gráficos das variações da corrente no indutor e da carga no capacitor em função do tempo quando a chave está na posição .
- Determine a energia total armazenada no circuito .
Dois solenoides cilíndricos, de raios e comprimento são colocados um dentro do outro, como mostra a figura ao lado. O solenoide de raio tem espiras por unidade de comprimento e o solenoide de raio possui espiras por unidade de comprimento.
No instante , os terminais do solenoide de raio (o maior) são ligados a uma bateria de . V e um resistor, como mostra a Figura 2.
- Escreva a expressão para a corrente no solenoide de raio em função do tempo.
- Escreva a expressão para o fluxo magnético total no solenoide de raio em função do tempo.
- Escreva a expressão para o módulo da entre os terminais d solenoide de raio , mostrados como e na figura em função do tempo.
- Suponha que forças externas agindo uniformemente sobre o aro, na direção radial, são responsáveis pelo aumento do raio do aro. Calcule a potência em um certo instante de tempo que as forças externas realizam sobre o aro. Despreze qualquer energia elástica do material que constitui o aro. É possível dizer que ? Justifique sua afirmação.
No circuito da figura abaixo, tem-se e as seguintes fases sucessivas:
− Fase 1: chave na posição durante longo tempo;
− Fase 2: chave na posição durante longo tempo.
- Determine o valor de para que a tensão no indutor no inicio da fase seja igual a .
- Calcule o valor e o sentido das correntes que passam pelo resistor e no indutor no inicio e no fim da fase .
- Determine a expressão da corrente em na fase . Qual é o sentido da corrente em ?
- Calcule a energia dissipada em na fase .
Os quatro fios retos, infinitos e paralelos ao eixo estão dispostos nos vértices de um quadrado de lado e têm correntes de mesmo módulo. Os sentidos das correntes e as posições dos fios estão indicados na Figura. Determinar o vetor campo magnético total (devido a todos os fios) nos pontos:
- de coordenadas .
- de coordenadas .
-
1,2 e sobre o fio .