P1 de Probest da UFRJ - 2016.1
Probest - UFRJ
O prazo adequado para a troca de um amortecedor novo de certa marca em automóveis sujeitos a uso contínuo e severo, pode ser considerado como uma variável aleatória contínua, medida em anos. Suponha que a função de densidade dessa variável é dada pela seguinte expressão:
a) Qual a probabilidade de que, para um automóvel, sujeito as condições descritas acima, a vida útil do amortecedor esteja entre 1 e 3 anos de uso?
b) Qual é, em média, a vida útil dos amortecedores dessa marca?
Ver solução completaUma loja vende em média 3 microcomputadores por dia. Admita que a demanda por este produto segue uma distribuição de Poisson. Ao verificar o estoque, observa-se existirem 2 microcomputadores. Sabe-se que a nova remessa só chegará depois de alguns dias. Qual a probabilidade de que, no fim desse período, a loja não tenha deixado de atender, por falta de estoque, as pessoas que vierem comprar quando:
a) A nova remessa chega em 1 dia?
b) A nova remessa chega em 2 dias?
Suponha que agora esta loja faz parte de uma rede composta por 4 lojas, e que há independência entre as demandas por computadores nas 4 lojas. Em cada uma das lojas há 2 computadores em estoque e a nova remessa chegará em 1 dia. O controlador geral do estoque receberá uma advertência se em pelo menos 2 dessas 4 lojas o estoque não for suficiente para atender a demanada.
c) Qual a probabilidade do controlador receber essa advertência?
Ver solução completaO funcionamento do sistema ilustrado abaixo depende de 5 componentes: . Cada um desses componentes tem probabilidade 0,1 de estar defeituoso, independente dos demais; e o sistema irá funcionar apenas se houver pelo menos um caminho conectando os pontos A e B ao longo do qual nenhum componente esteja defeituoso.
a) Calcule a probabilidade de que pelo menos um dos 5 componentes esteja defeituoso.
b) Calcule a probabilidade desse sistema funcionar.
c) Calcule a probabilida de que o componente esteja defeituoso, dado que o sistema está funcionando.
Ver solução completaQuando os consumidores abastecem seus carros em determinado posto de gasolina situado beira de uma estrada, eles sempre aproveitam para fazer também uma refeição no restaurante self-service desse posto. Cada vez que isso acontece:
(1) O carro só é abastecido com um tipo de combustível, a saber, só com gasolina ou só com álcool.
(2) 70% dos carros usam gasolina e 30% usam álcool. Seja W ∼ Bernoulli(p), com p = 0,7, onde W = 1 corresponde a gasolina e W = 0 corresponde a álcool.
(3) A quantidade X de combustível em litros (de gasolina ou de álcool) colocada no tanque do veículo é Normal com média e desvio padrão
(4) O preço da gasolina é e o preço do álcool é .
(5) A quantidade Y de comida, em quilos, consumida em uma refeição no restaurante é Normal com média µY = 0,5 e desvio padrão σY = 0,2.
(6) O preço da comida no restaurante é γ = 30 reais/quilo.
(7) Há independência entre as variáveis aleatórias W, X e Y .
Então, T = [αW + β(1 − W)]X + γY é o montante dos gastos em reais, com combustível e com alimentação, durante uma parada nesse posto de um consumidor selecionado aleatoriamente. Calcule:
a)A distribuição da despesa total T, dado que o carro é abastecido com gasolina
(b) A distribuição da despesa total T, dado que o carro é abastecido com álcool.
(c) A média e o desvio padrão dessa despesa total T (sem separar pelo tipo de combustível).
(d) A probabilidade de que ele gaste ao todo no máximo 150 reais, ou seja, .
Sugestão: Use o Teorema da Probabilidade Total, condicionando em W.
Ver solução completa