O etilenoglicol (), a principal substância em anticongelantes, tem ponto de ebulição normal de . Em contrapartida, o álcool etílico () entra em ebulição a pressão atmosférica. O éter dimetílico etilenoglicol ( tem ponto de ebulição normal de , e o éter etil-metil () tem ponto de ebulição normal de .
(a) Explique por que a substituição de um hidrogênio no oxigênio por geralmente resulta em um ponto de ebulição mais baixo.
(b) Quais são os fatores mais importantes responsáveis pela diferença nos pontos de ebulição dos dois éteres?
Passo 1
a) Quando a gente tira o H e substitui por um no oxigênio, a gente desfaz a ligação , que permite que as moléculas interajam por ligação de hidrogênio. Como elas vão interagir por dipolo-dipolo agora, uma interação mais fraca, o ponto de ebulição fica mais baixo.
Passo 2
b) Os dois éteres são moléculas polares que fazem dipolo-dipolo como interação intermolecular. Para compará-los, precisamos olhar 2 coisas: a massa molecular e a polaridade das moléculas! O éter dimetílico etilenoglicol tem uma massa bem maior que o éter etil-metil, e, por isso, seu ponto de ebulição é maior.
Mas a gente também pode justificar pela polaridade: como o primeiro éter tem 2 oxigênios, que são átomos extremamente eletronegativos e concentram a carga parcial negativas neles. Por isso, ele tende a ser mais polar que o éter etil-metil, que só tem 1 oxigênio.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)