Usando a seguinte lista de pontos de ebulição normais para uma série de hidrocarbonetos, estime o ponto de fusão normal para o octano, C 8 H 18 , usando como dado: propano ( C 3 H 8 , – 42,1 o C ), butano ( C 4 H 10 ,   – 0,5 o C ), pentano ( C 5 H 12 ,   36,1 o C ), hexano ( C 6 H 14 ,   68,7 o C ), heptano ( C 7 H 16 ,   98,4 o C ). Explique a tendência nos pontos de ebulição.

Passo 1

Como todos são hidrocabonetos (e, portanto, apolares), todos fazem dipolo-induzido como interação intermolecular. Assim, para compará-los, precisamos olhar a massa molecular e as ramificações dos hidrocarbonetos, caso as massas sejam semelhantes. De um modo geral, moléculas maiores tem maior superfície de contato, o que aumenta a interação entre as moléculas e, consequentemente, seus pontos de ebulição.

A gente vê que cada vez que a gente aumenta o número de carbonos (e, consequentemente, a massa molecular), o ponto de ebulição aumenta. Esse é o esperado já que moléculas maiores são mais polarizáveis, isso é, é mais fácil de criar dipolos e de interagir por dipolo-induzido.

Como os pontos de ebulição sobem mais ou menos 30 o C por carbono adicionado, a gente pode estimar o ponto de ebulição do octano em 130 o C .

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Resolvidos de Pontos de fusão e ebulição

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados