Identifique, apresentando suas razões, que substância em cada par tem, provavelmente, o ponto de fusão normal mais alto:
a) HCl ou NaCl;
b) (dietil-éter) ou (butanol) ;
c) ou ;
d) ou
Passo 1
Para descobrirmos qual das substâncias tem o ponto de fusão mais alto, precisamos pensar na interação intermolecular que cada uma faz! Quanto mais forte a interação intermolecular, maior o ponto de fusão...
a) O é um composto molecular, enquanto o é iônico. Isso quer dizer que as moléculas do HCl vão interagir por dipolo-dipolo (já que ele é polar), mas as moléculas do NaCl vão interagir por íon-íon, que é extremamente mais forte!!!
Ou seja, o ponto de fusão do NaCl vai ser muiiiiiiiiiito maior que o do HCl.
Passo 2
b) O dietil-éter é formado por uma cadeia carbônica ligada no oxigênio e ligada a mais dois carbonos. Isso é, as duas ligações que o oxigênio faz são . Ele é uma molécula polar, como a gente pode ver aqui:
(Só substituir um dos Hs ligados ao C por um 😊).
Consequentemente, o dietil-éter faz dipolo-dipolo.
O butanol também é polar, mas, pela presença da hidroxila (OH), ele tem um diferencial: a ligação Essa ligação garante que essa substância faça ligação de hidrogênio, que é mais forte do que a dipolo-dipolo.
Portanto, o butanol tem um ponto de fusão maior.
Passo 3
c) Ambas as moléculas são polares e fazem dipolo-dipolo. Agora, precisamos usar os critérios de comparação para saber qual vai ter interações mais fortes!
Como o I é muito mais pesado que o F, a massa molar do vai ser muito maior do que a massa molar do , e, portanto, suas interações serão mais fortes!
Assim, o ponto de fusão do é maior.
Passo 4
d) O é uma molécula apolar, como a gente pode ver aqui:
Assim, ele faz dipolo-induzido, ou forças de dispersão. Já o metanol é uma molécula polar que contém uma ligação e, portanto, faz ligação de hidrogênio, que é beeem mais forte.
Assim, o vai ter um ponto de fusão maior!
Resposta
a) NaCl
b)
c)
d)