Calcule a taxa volumétrica e mássica, Q e m ˙ , respectivamente, através da superfície S de largura w mostrada na figura, onde o vetor velocidade faz um ângulo de 60˚ com o eixo x e sua magnitude é dada por v = v 0 ( b 2 - x 2 ) b ² . A densidade do fluido é ρ .

Passo 1

Bom, a gente já sabe que a taxa volumétrica é dada pela expressão:

Q =   ∫ S v ^ · n ^   d S

Onde esse produto é escalar, logo ele é calculado pela multiplicação do módulo dos vetores vezes o cosseno do ângulo formado entre eles: │ v │ . │ n │ .   c o s θ , beleza?

A gente já tem a expressão da velocidade, falta a gente saber que ângulo usar!O problema disse que a velocidade faz um ângulo de 60˚ com o eixo x, mas o vetor normal da superfície S é paralelo ao eixo y, logo o ângulo que a gente vai usar é 30˚!

Então bora resolver a nossa integral!

Passo 2

Como estamos integrando a área, e ela tem duas dimensões, vamos fazer uma integral dupla variando de 0 a 2 b em x, e de 0 a w em z (que seria o eixo entrando na tela)!

Q = ∫ 0 w ∫ 0 2 b v o ( b 2 - x 2 ) b 2   c o s 30 ˚ d x d z

Lembrando que o vetor normal é unitário, então o módulo dele é 1!

Integrando essa expressão em relação a x temos:

Q = v 0 c o s 30 ˚ ∫ 0 w x - x 3 3 b 2   │ 0 2 b

Aplicando os limites de integração:

Q = v 0 c o s 30 ˚ ∫ 0 w 2 b -   8 b 3 d z

Integrando em relação à z:

Q = v 0 c o s 30 ˚ 2 b w - 8 b w 3

Finalmente:

Q = 2 √ 3 b v 0 w 3

Passo 3

Agora calculando a taxa mássica: m ˙ =   ∫ S ρ ( v ^ · n ^ )   d S

Considerando a densidade constande, ela pode ser reescrita como: m ˙ =   ρ . Q  

Assim:

m ˙ =   2 √ 3 ρ b v 0 w 3

Passo 4

Resposta

Q = 2 √ 3 b v 0 w 3

m ˙ =   2 √ 3 ρ b v 0 w 3

Exercícios Resolvidos de Taxa, Fluxo e Força Motriz

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Em um dia de verão, a temperatura do ar é de 27 ° C e sua umidade relativa é de 30%. Água evapora da superfície de um lago a uma taxa de 0,10k g / m 2 ⋅ h por metro quadrado de área da sua superfície.
É observado que uma panela com 230m m de diâmetro contendo água a 23 ° C apresenta uma taxa de perda de massa de 1,5 × 10 - 5k g / s , quando o ar ambiente está seco e a uma temperatura de 23 ° C .a)
A taxa na qual água é perdida devido à evaporação em uma superfície de um corpo de água pode ser determinada através da medida da taxa de variação do seu nível. Considere um dia de verão no qual as te
Uma expressão para a pressão parcial de vapor d’água real em termos das temperaturas de bulbo úmido e de bulbo seco, conhecida por equação de Carrier, é dada por: p v = p s a t ,b u - p - p s a t ,b u
A espécie A está evaporando de uma superfície plana para o interior da espécie B. Admita que o perfil de concentrações de A no interior da camadalimite de concentração possua a forma C A ( y )=D y 2+E