A seringa da figura contem um fluido de densidade ρ . Qual é a relação entre a velocidade V do pistão e a taxa volumétrica de saída Q ?

Passo 1

Bom, a taxa volumétrica a gente sabe que é o quanto variou de volume por unidade de tempo. Mas nem sempre a gente tem os dados explícitos pra usar, então a gente pode “quebrar” ela como a velocidade x área, e você vai ver que as unidades vão dar certinho. E assim a gente tem essa expressão:

Q =   ∫ S v ^ · n ^   d S

Passo 2

Como ele pede pra gente calcular a taxa volumétrica de saída já dá vontade de usar aquele d , mas a gente não tem a velocidade com que o fluido sai... Então uma coisa que a gente precisa lembrar nessa hora é que tudo que sai da seringa é exatamente o que o pistão andou, beleza?

Então a nossa vazão vai ficar assim:

Q = V . π D ² 4

Resposta

Q =   V π D ² 4

Exercícios Resolvidos de Taxa, Fluxo e Força Motriz

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Em um dia de verão, a temperatura do ar é de 27 ° C e sua umidade relativa é de 30%. Água evapora da superfície de um lago a uma taxa de 0,10k g / m 2 ⋅ h por metro quadrado de área da sua superfície.
É observado que uma panela com 230m m de diâmetro contendo água a 23 ° C apresenta uma taxa de perda de massa de 1,5 × 10 - 5k g / s , quando o ar ambiente está seco e a uma temperatura de 23 ° C .a)
A taxa na qual água é perdida devido à evaporação em uma superfície de um corpo de água pode ser determinada através da medida da taxa de variação do seu nível. Considere um dia de verão no qual as te
Uma expressão para a pressão parcial de vapor d’água real em termos das temperaturas de bulbo úmido e de bulbo seco, conhecida por equação de Carrier, é dada por: p v = p s a t ,b u - p - p s a t ,b u
A espécie A está evaporando de uma superfície plana para o interior da espécie B. Admita que o perfil de concentrações de A no interior da camadalimite de concentração possua a forma C A ( y )=D y 2+E