Os gráficos a seguir ilustram os padrões de intensidade de luz em função das distâncias aos máximos centrais, y, observados em uma tela quando escolhemos diferentes conjuntos de fendas múltiplas as quais a luz atravessa. As escalas horizontais, y, são as mesmas nas oito figuras, mas as escalas verticais, indicando as intensidades, são arbitrárias, podendo mudar a cada figura. Percebem-se nas figuras os efeitos conjuntos de difração e interferência.

Quais figuras representam redes de difração com maior distância entre as fendas?

A) 1, 2, 7 e 8

B) 3, 4, 5 e 6

C) 1, 2, 3 e 4

D) 5, 6, 7 e 8

E) 1, 3, 5 e 7

Passo 1

Sabemos que a fórmula que relaciona a distancia entre as fendas é a fórmula de interferência dada por

d . s e n θ = m λ

Lembrando que essa fórmula nos da máximos de interferência.

Supondo m λ =constante , temos que todas as mudanças serão dadas pelo termo d . s e n θ .

Como no enunciado é pedido quais gráficos representam um aumento na distancia entre as fendas, precisamos analisar oque ocorrerá.

Como temos que o lado direito da equação é constante, precisamos ver o lado esquerdo, sabemos que o valor de d irá aumentar, logo como a relação com o seno é inversamente proporcional, teremos que o s e n θ ira diminuir, ou seja, o ângulo θ também ira diminuir, diminuindo as distancias entre as franjas, com isso podemos concluir que os gráficos que irão representar esse aumento de d são aqueles que apresentam menores distancias nas variações rápidas( lembrando que as variações rápidas são aquelas ligadas as interferências e as variações lentas são aquelas ligadas as difrações.)

Logo os gráficos serão

Resposta

A) 1, 2, 7 e 8

Exercícios Resolvidos de Difração por N Fendas

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados