2 . PARTE 1

Um átomo de hidrogênio sofre uma transição eletrônica do estado 2 p para o estado 1 s , emitindo um fóton. A transição transcorre num intervalo de tempo τ , denominado “tempo de vida” do estado 2 p . Admitindo que a incerteza na posição do fóton seja igual ao comprimento do pulso de luz associado ao fóton emitido, estime a incerteza no momento linear do fóton.

Passo 1

Vem comigo e vamos resolver esse problema!

Para essa primeira parte para estimar a incerteza do momento linear vamos usar o princípio da incerteza dado por:

Δ p Δ x ≥ ℏ 2

Para usar esse princípio teremos que encontrar a incerteza na posição x .

Poderemos encontrá-lo usando a informação dada pelo enunciado de que essa incerteza é igual o comprimento do pulso emitido. O comprimento é dado por:

Δ S = v Δ t

Passo 2

Como a transição ocorre em um período τ e o fóton tem uma velocidade igual a da luz, temos que a incerteza na posição é dada por:

Δ x = c τ

Usando isso no princípio da incerteza temos:

Δ p Δ x ≥ ℏ 2

⇒ Δ p ( c τ ) ≥ ℏ 2

⇒ Δ p ≥ ℏ 2 c τ

Resposta

Δ p ≥ ℏ 2 c τ

Exercícios Resolvidos de Energia do Átomo Hidrogenóide

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule os valores esperados da energia cinética T e da energia potencial V nos estado fundamental do átomo de hidrogênio, e verifique que satisfazem ao teorema do virial: V = - 2 T .
Uma partícula de 1 μg está se movendo a uma velocidade de aproximadamente 1 mm / s em uma caixa unidimensional que tem um comprimento igual a 1 cm. Calcule o valor aproximado do número quântico n do e