A tabela a seguir lista os parâmetros de van der Waals de . Use seu conhecimento dos fatores que governam as magnitudes de para atribuir a cada um desses quatro gases um valor de .
Passo 1
Como vimos durante o capítulo, o parâmetro de van der Waals é responsável pelas forças atrativas, enquanto o pelas forças repulsivas.
A substância que tem maior tem um maior desvio da idealidade por causa das forças atrativas!
Aí agora temos que analisar as interações intermoleculares que essas moléculas fazem entre si e analisar qual é mais forte entre elas... As moléculas que se ligam mais fortemente tem um maior desvio da idealidade por conta das forças atrativas 😊
Passo 2
Analisando as forças intermoleculares...
molécula apolar, faz dipolo induzido entre as moléculas..
: molécula polar (já que a ligação ) é super polarizada, faz dipolo-dipolo!
é um gás ideal, faz dipolo induzido também
também é uma molécula apolar e também faz dipolo induzido!
A partir dessa análise já sabemos que a molécula o gás com maior vai ser o já que suas moléculas interagem mais fortemente que as dos outros gases!
Passo 3
Agora que vem a maior dificuldade desse problema: diferenciar as moléculas que fazem dipolo-induzido!
O dipolo-induzido é uma diferença de cargas causadas pelos movimentos dos elétrons numa ligação. Essa diferença de cargas que fazem as moléculas se atrairem! Quanto maior a diferença de eletronegatividade entre os dois átomos da ligação, mais os elétrons vão preferir ficar “mais próximos” de um átomo do que de outro e mais dipolos vão ser criados!
Ou seja, as ligações mais polarizadas – com maior diferença de eletronegatividade – criam mais dipolos, o que facilita a ligação entre as moléculas.
Apesar de todas terem a mesma interação intermolecular, a molécula do é a que tem ligações mais polarizadas, já que a diferença de eletronegatividade do C e do O na ligação é bem grande. Ou seja, a possibilidade de se formar dipolos na molécula é beeem maior do que no por exemplo, que tem ligações bem menos polarizadas!
Assim, .
Passo 4
Já para o neônio, sua polarização é feita dentro do próprio átomo, com os elétrons que o orbitam! Complicado, né? Mas é só você pensar que quando existem dois átomos diferentes pra criar uma diferença de eletronegatividade fica mais fácil de criar pólos!
Assim,