Lei de Ampère
Considere as seguintes três distribuições estacionárias de corrente: (I) Corrente ao longo de um anel circular; (II) Corrente ao longo das geratrizes (ou seja, na direção do eixo) de uma superfície cilíndrica circular muito longa (“infinita”), e (III) solenoide muito longo (“infinito”). Em qual dessas situações é conveniente usar a Lei de Ampère para determinar o campo magnético resultante?
- Somente a I
- Somente a II
- Somente a III
- I e II
- I e III
- II e III
Passo 1
Para calcular o campo de um anel circular nós utilizamos a Lei de Biot-Savart. Ampère não é conveniente pois não conhecemos o aspecto do campo e portanto não podemos escolher uma Amperiana adequada. Ou seja, a I não funciona com Ampère.
Passo 2
Corrente fluindo pelo eixo de um cilindro é trabalho para a Ampère. O campo vai ter um aspecto radial e podemos escolher uma Amperiana circular. A II funciona.
Passo 3
O campo dentro de um solenoide infinito é paralelo ao seu eixo. Fora dele temos campo zero, portanto pode ser calculado escolhendo-se uma Amperiana retangular, onde um dos lados passa paralelo ao eixo, dois são perpendiculares e o último fica fora do solenoide. A III funciona!
Resposta
Letra f