Exercícios Resolvidos de Pressão Hidrostática

Ver Teoria

Enunciado

Na Figura abaixo, a força hidrostática F é a mesma no fundo dos três recipientes, apesar de os pesos dos líquidos acima serem muito diferentes. As três formas dos fundos e os fluidos são iguais. Isso é chamado de paradoxo da hidrostática. Explique por que ele é verdadeiro e desenhe um corpo livre de cada uma das colunas de líquido.

Passo 1

Vimos na teoria que a pressão no fundo de um recipiente é função apenas da densidade e altura do liquido.

P = ρ . g h + P 0

Como nos três recipientes o liquido é o mesmo e a altura é a mesma e estão todos exposto a mesma atmosfera então temos que a pressão no fundo dos três recipientes são iguais.

Como a pressão é definida como:

P = F A

Onde F   é força e A área do fundo do recipiente. Temos que a força no fundo do recipiente será:

F = P . A

A pressão a gente sabe que é igual nos três recipientes e o enunciado falou que a área do fundo neles também são iguais, sendo assim a força no fundo é a mesma.

Passo 2

Desenhar o corpo livre de cada uma das colunas é esquematizar as forças atuantes nos recipientes.

As forças que vamos representar é força causada pela pressão atmosférica. A força peso, e a força de reação nas paredes do recipiente devido ao contato com o fluido.

Poderíamos representar a força de reação no fundo do recipiente, mas essa como o enunciado já mostrou que a força atuante lá é igual a força resultante também seria.

O legal de observar é que como o peso na do meio é maior que em todas, as paredes do recipiente fazem força para cima, compensando esse peso extra, fazendo com que assim a força no fundo seja igual. O inverso acontece no primeiro. Como o peso de liquido é menor a parede do recipiente reage para baixo assim, aumentando a força fazendo que no fim todas fiquem iguais.

Paradoxo é algo difícil de se aceitar, por isso que você ainda não acredita muito nisso é normal. Não se preocupe muito com isso, apenas lembre que a pressão depende apenas da altura e do liquido. Isso que importa.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

O pistão da figura desce com velocidade constante de 5m / s . Dados: espessura da camada lubrificante 0,001m ; v = 10 - 3m 2 / s ; γ = 8.000N / m 3 ; P a =10k P a ; G = 100N ; D 1 = 16c m ; D 2 = 8c m
O bujão cilíndrico da figura tem 0,6m de diâmetro e 0,6m de altura. Com a água de um lado e óleo do outro, determinar o peso específico do material do bujão para mantê-lo em equilíbrio. Desprezar o at
Aplica-se uma força de 200N na alavanca A B , como é mostrado na figura. Qual é a força F que deve ser exercida sobre a haste do cilindro para que o sistema permaneça em equilíbrio?
Calcular a pressão na câmara ( 1 ) sabendo que o pistão se desloca com uma velocidade constante de 1,2m / s e a indicação do manômetro metálico é 10k P a . Dados: D = 1m ;L = 0,2m ;v ó l e o = 10 - 3
A figura mostra um tanque cilíndrico. Qual é a força no fundo? Qual é a força na superfície anular M M ? O tanque é aberto à atmosfera. Dado: γ = 10000N / m 3