Sobre duas placas e de mesmas dimensões, mas feitas de materiais distintos, colocam-se dois pedaços de gelo de mesmo formato e tamanho, um sobre cada placa. Ambas as placas estão inicialmente a temperatura ambiente. Constata=se que sobre a placa o gelo derrete mais rapidamente que aquele que está sobre a placa . Sobre esse experimento, pode-se AFIRMAR que:
(a) A condutividade térmica da placa é maior que a da placa , e por isso o calor flui mais rapidamente dessa placa para o gelo
(b) A condutividade térmica da placa é maior que a da placa , e por isso o calor flui mais rapidamente dessa placa para o gelo.
(c) O calor específico da placa é maior que o da placa , e por isso é necessário mais calor para aquecer essa placa.
(d) O calor específico da placa é maior que o da placa , e por isso é necessário mais calor para aquecer essa placa.
(e) Nada pode se afirmar sobre a condutividade térmica ou o calor específico das placas.
Passo 1
Show, vamos pensar juntos aqui: quem determina o quão rápido o material troca calor é a condutividade térmica. Quanto maior é a condutividade térmica, mais rápida é a transferência de calor.
Isso faz com que a placa que tem a maior condutividade térmica é a que derrete o bloco de gelo mais rápido. Assim a placa é a que tem maior condutividade térmica.
E como o calor específico entra na jogada? O calor específico relaciona a variação de temperatura do corpo com o calor que ele recebe (). Como o enunciado não informa como é a situação final de cada uma das placas, a gente não pode afirmar nada sobre os calores específicos das duas placas!
Assim a nossa resposta tem que ser o item que diz que a condutividade térmica da placa é maior do que a condutividade térmica da placa .
Resposta
(b)