P2 de Física 1 da UNICAMP - 2017.2 Diurno
Física 1 - UNICAMP
Com relação a um carro de massa , descendo uma montanha russa de altura inicial , marque a alternativa incorreta:
(A) Se não houverem forças dissipativas, a energia mecânica se conserva.
(B) Se não houverem forças dissipativas, a variação de energia cinética final.
(C) Se houverem forças dissipativas, a energia interna do sistema aumenta durante o movimento.
(D) Se houverem forças dissipativas, a energia mecânica é igual ao negativo do trabalho da força peso atuando sobre o carro.
(E) Se houverem forças dissipativas, variação de energia cinética final.
Ver solução completaA energia potencial de uma partícula que se move ao longo do eixo é dada por , onde está em joules e em metros. Se a energia mecânica total é os limites de seu movimento são:
(A) ; ;
(B) ; ;
(C) ; ;
(D) ; ;
(E) ; ;
Ver solução completaUm bloco de massa está sendo puxado ao longo de uma superfície com atrito. Se é a força externa que puxa o bloco, a força de atrito, a força peso, a força normal e a força resultante, todas elas atuando sobre o corpo, o trabalho de cada uma dessas forças, após o bloco deslocar-se por 2 metros a velocidade constante vale, respectivamente:
(A) , , , , ;
(B) , , , , ;
(C) , , , , ;
(D) , , , , ;
(E) , , , , ;
Ver solução completaConsidere a curva de energia potencial, figura 2, , entre duas partículas e , onde é a distância entre elas. Marque a alternativa incorreta:
(A) O ponto de equilíbrio vale .
(B) O ponto de equilíbrio é estável.
(C) Se a energia mecânica total for igual a , a distância das partículas oscila em torno de .
(D) Se a energia mecânica total for igual a , existem dois pontos de retorno: e .
(E) Se a energia mecânica total for maior que zero, existirá apenas um ponto de retorno.
Ver solução completaUm bloco de parte do repouso sobre um plano inclinado rugoso que faz um ângulo de com a horizontal. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano é . Quando o bloco desce ao longo do plano, a energia mecânica do sistema Terra-bloco:
Dado: (capa da prova)
(A) aumenta de ;
(B) diminui de ;
(C) não se altera
(D) diminui de ;
(E) aumenta de ;
Ver solução completaUm próton sofre uma colisão elástica frontal com uma partícula desconhecida que está em repouso. O próton recua com da sua energia cinética inicial. A razão entre as massa da partícula desconhecida e a massa do próton é:
(A)
(b)
(C)
(D)
(E)
Ver solução completaNo instante , uma partícula de massa tem uma velocidade de . Em , sua velocidade é . Neste intervalo de tempo, o trabalho feito sobre a partícula foi:
(A)
(B)
(C)
(D)
(E)
Ver solução completaCalcule o trabalho realizado pela força mostrada na figura 1, durante o deslocamento de a metros. Considere o trecho da curva entre e metros como perfeitamente circular. (“” significa "vezes mil".)
(A) ;
(B) ;
(C) ;
(D) ;
(E) ;
Ver solução completaNum jogo de bilhar, um jogador deseja colocar a bola roxa/escura na caçapa, como mostrado na figura. Se o ângulo da caçapa é , em que ângulo a bola branca é defletida? Considere que a colisão é elástica e despreze o atrito e o movimento de rotação das bolas, e considere bolas de massas iguais.
(A) .
(B) 50.
(C) .
(D) .
(E) .
Ver solução completaUm objeto A de massa está se movendo ao longo do eixo , quando ele colide inelasticamente com um objeto de massa , vindo a parar completamente. Se o objeto A tem uma velocidade inicial , qual é a energia cinética do objeto B?
(A) ;
(B);
(C) ;
(D) ;
(E) ;
Ver solução completaUm bloco de massa está parado sobre uma superfície, preso a uma mola presa a uma parede, como mostrado na figura abaixo; A mola tem massa desprezível, constante de mola e comprimento quando não está comprimida. O coeficiente de atrito estático entre o bloco e o chão é , e quando o bloco é colocado na posição , ele permanece em repouso na superfície. Espresse suas respostas em termos de , , , e constantes fundamentais.
(a) Desenhe o diagrama de forças que agem no bloco quando ele está localizado na posição .
(b) Determine a força de atrito agindo sobre o bloco quando ele esta localizado na posição .
Ver solução completaUm astronauta estava vagando em torno de uma estação espacial, sem uma corda que o prendesse a ela. Ele percebe que a estação se afasta dele com velocidade igual a . Ele tem em suas mãos uma ferramenta de massa igual . Para retornar a estação espacial, ele decide lançar a ferramenta na direção formada pela reta que liga ele à estação, mas em sentido oposto a ela, com uma dada velocidade de módulo . Se ele, o astronauta, só com sua roupa espacial (sem contar a ferramenta), tem massa igual a , determine que valor de velocidade ele deve imprimir à ferramenta, de modo que ele passe a se aproximar da estação com velocidade igual a .
(A)
(B)
(C)
(D)
(E)
Ver solução completaConsidere a placa circular de densidade uniforme, de raio , com um buraco quadrado de lado , conforme mostrado na figura 4. Em coordenadas de acordo com os eixos e da figura, onde está localizado o centro de massa da placa?
(A) ; e
(B) ; e
(C) ; e
(D) ; e
(E) ; e
Ver solução completaUm bloco de massa está parado sobre uma superfície, preso a uma mola presa a uma parede, como mostrado na figura abaixo; A mola tem massa desprezível, constante de mola e comprimento quando não está comprimida. O coeficiente de atrito estático entre o bloco e o chão é . Espresse suas respostas em termos de , , , e constantes fundamentais.
(c) O bloco é colocado na posição e solto, permanecendo em repouso. Quando o bloco é deslocado um pouco para a direita desta posição, o bloco começa a se mover sobre a superfície com um coeficiente de atrito cinético .
I. Em termos das variáveis dadas, qual o valor de ?
II. Quanta energia potencial está armazenada no sistema mola-massa logo antes do sistema começar a se mover?
III. O bloco desliza uma distância antes de parar novamente. Determine o coeficiente de atrito cinético .
IV. Em qual posição o bloco tem a velocidade máxima durante o período em que ele se move? DICA: Qual deve ser a aceleração do bloco neste ponto?
V. Qual a velocidade máxima do bloco durante este movimento?
Ver solução completa