No mecanismo ilustrado na figura o ponto C se movimenta ao longo de uma guia deslizante. No instante representado a velocidade do ponto C é igual a e está sendo reduzida à taxa de a cada segundo.
Para o instante representado na figura pede-se:
- Com um desenho do mecanismo, mostrar a localização do centro instantâneo de velocidade nula da caixa conectada nos pontos B e C.
- A magnitude da velocidade angular da barra é igual a?
- Em outro desenho, mostrar as componentes dos vetores aceleração dos pontos B e C.
- A magnitude da aceleração angular da barra AB é igual a?
Passo 1
Faaaala, pessoal! Veja que o ponto permanece em equilíbrio na direção perpendicular à guia, apresentando velocidade e aceleração só na direção paralela à guia. Enquanto isso, o ponto se move circularmente em torno de . Com isso em mente, seja O o centro instantâneo de velocidade da caixa conectada nos pontos B e C. Veja que O é determinado pelo encontro das retas perpendiculares às velocidades de B e C
A ideia nessa questão é determinar a velocidade e aceleração angular em torno de O a partir das informações de C, para então determinar a velocidade e aceleração do ponto B.
Passo 2
Nesse pique, o que temos de determinar são às distâncias e dos pontos e , respectivamente a esse centro . Da figura abaixo:
Temos:
- : diferença de altura entre B e C
- : diagonal da caixa
Donde:
E ainda, por Pitágoras:
Com isso, para e :
Assim, o sistema equivale a:
Resolvendo por Crammer esse sistema, temos:
Analogamente,
Passo 3
Considerando o centro instantâneo de rotação e a rotação de velocidade angular e aceleração angular , temos:
Como , temos:
Passo 4
Assim, a velocidade e aceleração angular da barra AB é dada por: