A sobreposição de orbitais atômicos para a formação de uma ligação covalente dá origem a quantos orbitais moleculares? Quais são as características desses orbitais moleculares?

Passo 1

-

Cada orbital atômico presente em uma molécula dá origem a um orbital molecular. Ao combinarmos 2 orbitais atômicos, portanto, obtemos 2 orbitais moleculares.

Em relação aos orbitais atômicos que os deram origem, os orbitais moleculares podem ter menos energia, mais energia ou mesma energia.

Caso o orbital molecular seja menos energético que o orbital atômico do qual se originou, ele é chamado orbital ligante.

Se for mais energético que o orbital atômico do qual se originou, ele é chamado orbital antiligante.

Orbitais não ligantes apresentam o mesmo nível de energia dos orbitais atômicos dos quais se originaram.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Resolvidos de Teoria dos Orbitais Moleculares

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva as configurações eletrônicas da camada de valência e as ordens de ligação de C N e C N - . Use essa informação para prever que espécie tem a entalpia de ligação maior.
Numa investigação espectroscópica do C60, cientistas localizaram picos no espectro de fluorescência. A molécula tem simetria icosaédrica (Ih). O estado eletrônico fundamental é A1g, e os estados excit
A melhor descrição dos orbitais t 2 g no [ C o ( O H 2 ) 6 ] 3 + (a) ligante (b) antiligante ou (c) não ligante? Explique como você chegou a essa conclusão.
Os ligantes que podem interagir com um centro de metal formando uma ligação do tipo π são comumente chamados de ácidos π e bases π . A definição de ácidos π e bases π são semelhantes às usadas para a
Quais orbitais d são usados para formar ligações π entre os íons de metal octaédricos e os ligantes?