3. Use a teoria dos orbitais moleculares para descrever a molécula de CO:
a. Monte o diagrama de energias para essa molécula.
b. Calcule as ordens de ligação da molécula neutra, e para seus íons positivo e negativo, e a molécula neutra no primeiro estado excitado. Ordene estes sistemas em ordem crescente de estabilidade.
c. Qual destas moléculas deverá possuir a maior distância internuclear? Justifique.
d. Qual (ou quais) destas moléculas é (são) paramagnética(s)? Justifique.
Passo 1
- Oi, galerinha! Tudo bom? Primeiro vamos montar os diagrama de orbitais moleculares. Lembrando que vamos ter as combinações de orbitais atômicos formando orbitais moleculares ao centro do diagrama.
- A ordem de ligação é dada por:
- A ordem de ligação é um indicativo da força que liga os átomos. Assim, a molécula com menor ordem de ligação deve ter maior comprimento de ligação. Nesse caso, deve ser a molécula no estado excitado, .
- Para ser paramagnética, a molécula deve ter elétrons desemparelhados. Com exceção do no estado fundamental, todas devem ser paramagnéticas.
Depois preenchemos com a mesma quantidade de elétrons de cada átomo isolado. Fica assim:
Passo 2
Para a molécula de teremos:
Para a molécula de teremos um eletron a menos. Olhando para o diagrama, perderemos um eletron ligante (que é o nível de maior energia). A ordem de ligação será:
Para a molécula de teremos um eletron a mais. Olhando para o diagrama, colocaremos esse eleotrn em um orbital antiligante. A ordem de ligação será:
Por fim, temos que a é molécula de excitada. Aqui não temos perda ou ganho de eletron, e sim a passagem de um eletron pro próximo nível de energial. Com isso teremos:
Agora temos que ordená-lo por ordem crescente de estabilidade. E temos que quanto maior a ordem de ligação, mais estável é a molécula. Logo:
Passo 3
Passo 4
Resposta
No texto.