Considere as seguintes afirmações sobre os vetores velocidade e aceleração de um corpo em movimento: I ) A velocidade pode ser zero e a aceleração ser diferente de zero. I I ) O módulo do vetor velocidade pode ser constante, com o vetor velocidade mudando com o tempo. I I I ) O vetor velocidade pode ser constante mas seu módulo pode variar com o tempo. I V ) O vetor velocidade pode mudar de sentido com o tempo mesmo que o vetor aceleração permaneça constante. São verdadeiras as afirmações:

  1. Todas as afirmações
  2. I, II e III
  3. II e III
  4. I, II e IV
  5. Nenhuma das afirmações anteriores.

Passo 1

Esse é um exercício puramente teórico, esses exercícios tem uma pegada diferente mas ajudam bastante a gente a ter um pensamento diferente em relação as questões, mais analítico. Vamos responder sobre cada a afirmação e pensar sobre elas.

Passo 2

I ) “A velocidade pode ser zero e a aceleração ser diferente de zero” é Verdadeiro, Basta lembrarmos do lançamento vertical para cima, onde a velocidade na altura máxima e zero, porém a aceleração da gravidade ainda está atuando;

I I ) “O módulo do vetor velocidade pode ser constante, com o vetor velocidade mudando com o tempo” é Verdadeiro, no movimento circular uniforme é exatamente isso que acontece, temos a aceleração centrípeta mudando o vetor velocidade, no caso variando sua direção, mas o seu módulo permanece constante.

I I I ) “O vetor velocidade pode ser constante mas seu módulo pode variar com o tempo.” é Falso, para o vetor ser constante ele precisa manter seu módulo constante. Um exemplo disso é o lançamento horizontal

A velocidade em x é constante mas em y varia fazendo o módulo variar. A gente pode até analisar a fórmula do módulo pra observar essa relação:

v = v x 2 + v y 2

I V ) “O vetor velocidade pode mudar de sentido com o tempo mesmo que o vetor aceleração permaneça constante.” É Verdadeiro, é o que acontece no lançamento vertical para cima, a aceleração é constante e na subida a velocidade aponta pra cima após chegar ao pico, a velocidade passa a apontar pra baixo e temos a descida do movimento, saca só:

As corretas então são as afirmações:

  1. I, II e IV

Resposta

d)I, II e IV

Exercícios Resolvidos de Introdução ao Movimento Circular

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados