Segundo de Broglie deve-se observar fenômenos de interferência e difração causados por partículas em movimento através de obstáculos adequados. De acordo com essa concepção, observou-se:

(a) difração de pessoas atravessando portas.

(b) difração de feixe de elétrons por monocristais de Níquel.

(c) espalhamento da luz pelas janelas das casas.

(d) propriedades corpusculares dos fótons

Passo 1

Aqui é importante entendermos bem a teoria e com ela foi testada.

De Broglie em 1924 trouxe a tona sua teoria de que partículas ora poderiam se comportar como ondas ora poderiam se comportar como partículas.

A fim de confirmar isso ele trouxe a formulação de uma fórmula que ficou conhecida como a relação de De Broglie.

λ = h p

Em 1927 foi executado o Experimento de Davisson e Germer onde o experimento consistia em lançarem elétrons lentos em um alvo de níquel cristalino e que mostrou que o elétron apresentava uma difração característica. Claro que o experimento relacionado a hipótese de de Broglie foi confirmado e de fato foi visto que a matéria apresentava propriedades ondulatórias. Isso junto com o experimento de Arthur Compton, estabeleceu a hipótese da dualidade onda-partícula, que é um passo fundamental na teoria quântica.

Logo a questão que mais se adequa a explicação é a letra B

Resposta

(b) difração de feixe de elétrons por monocristais de Níquel.

Exercícios Resolvidos de Comprimento de Onda de De Broglie

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Um elétron está se movendo a 2,5×10 5m/s . Encontre o comprimento de onda de elétron de Broglie.
Exercício de Livro
Um próton e um elétron têm energias cinéticas iguais. Segue-se que o comprimento de onda do próton é (a) maior que o comprimento de onda do elétron, (b) igual ao comprimento de onda do elétron, (c) me
Se o comprimento de onda de um elétron é igual ao comprimento de onda de um próton, (a) a velocidade do próton é maior que a velocidade do elétron, (b) as velocidades do próton e do elétron são iguais
Um elétron, um próton e uma partícula alfa possuem energia cinéticade 150 keV. Encontre (a) as magnitudes de seus momentos e (b) seus comprimentos de onda de De Broglie.