Um compensado especial é composto por 100 folhas. Desse conjunto de folhas, a metade é composto por um material cuja a condutividade térmica é de e com de espessura e a outra metade é composto por um material de condutividade térmica de e de espessura.
O compensado é formado por essas folhas de forma intercaladas.
Uma amostra desse material foi disposta para análise experimental, visando determinar a condutividade térmica equivalente em cada uma das direções da amostra cuja as dimensões planares são de .
Determine, justificando sua resposta matematicamente, qual é a condutividade térmica que deveria ser encontrada pelas metodologias experimentais, supondo que não há resistência de contato entre as folhas.
Assumindo que a determinação experimental da condutividade térmica na direção perpendicular a folha foi 10% menor que a teoricamente prevista acima (para a mesma direção), calcule qual é a resistência de contato média que supostamente existe entre cada folha.
Passo 1
O compensado pode ser pensado como um circuito térmico com 100 resistências térmicas em série.
Onde:
Passo 2
A resistência térmica equivalente será dada por:
Substituindo os valores:
A condutividade equivalente do circuito será:
Passo 3
Se o experimento encontrou uma condutividade térmica menor, a resistência térmica de condução equivalente será dada por:
Sendo assim, a resistência de contato total no circuito térmico é dada por:
Substituindo os valores:
Como temos 100 folhas, haverá 99 superfícies de contato. Dessa forma, a resistência de contato entre cada folha será: