Determine (geometricamente, não faça contas) o núcleo e a imagem de cada uma das T L s abaixo de R 3 em R 3 :

a   Projeção ortogonal na reta gerada pelo vetor 2,1 , 1

b   Reflexão em torno do plano x = 0

c   Projeção ortogonal no plano x = 0

Passo 1

a Sabemos que a projeção mantém inalteradas as componentes do vetor no subespaço em questão e zera as componentes perpendiculares a esse subespaço.

Logo, as componentes do vetor sobre a reta gerada pelo vetor 2,1 , 1 permanecem as mesmas. Já as componentes perpendiculares à reta são zeradas.

Dessa forma, o núcleo da T L será o plano 2 x + y + z = 0 , que é o plano perpendicular à 2,1 , 1 .

Já a imagem será a própria reta gerada pelo vetor 2,1 , 1 ! Como ele projeta os vetores sobre essa reta, essa T L só será capaz de gerar vetores dessa reta, percebe?

Passo 2

b Ao refletirmos um vetor nós mantemos inalteradas as componentes do vetor no subespaço em questão e multiplicamos por - 1 as componentes perpendiculares a esse subespaço.

Sendo assim, as componentes do vetor sobre o plano Y Z   x = 0 permanecerão inalteradas enquanto as componentes do eixo X serão multiplicadas por - 1 .

Como você pode ver, a reflexão não leva nenhum vetor em especial para o 0 . Então como podemos ver, o núcleo é apenas o 0 . Disso, tiramos que a imagem é todo o R 3 .

Passo 3

c   A reflexão não leva nenhum vetor para o 0 . A projeção, por outro lado, leva! A projeção no plano Y Z   x = 0 , mantém as componentes nesse plano inalteradas e leva as componentes perpendiculares à esse plano (eixo X ) no 0 .

Logo, o núcleo é o eixo X , ou ainda a reta gerada pelo vetor 1,0 , 0 . Já a imagem é o plano x = 0 .

Resposta

a   Núcleo é o plano perpendicular a ( 2 , 1,1 ) , isto é, o plano 2 x + y + z = 0 . Imagem é a reta gerada por ( 2 , 1,1 ) .

b   Núcleo é o 0 somente. Imagem é todo R 3 .

c   Núcleo é a reta gerada por ( 1 , 0,0 ) (o eixo X ). Imagem é o plano x = 0 , gerado pelos eixos Y e Z .

Exercícios Resolvidos de Transformações Lineares Geométricas

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Nos Exercícios 17-20, encontre a solução geral do sistema linear e confirme que os vetores linha da matriz de coeficientes são ortogonais aos vetores solução.20. x 1 + 3 x 2 - 4 x 3 = 0x 1 + 2 x 2 + 3
22.(a) A equação x + y = 1 pode ser vista como um sistema linear de uma equação em duas incógnitas. Expresse uma solução geral dessa equação como uma solução particular somada com uma solução geral do
Nos Exercícios 27-28, encontre uma solução geral do sistema e use essa solução para encontrar uma solução geral do sistema homogêneo associado e uma solução particular do sistema dado. 27. 3 4 1 2 6 8
Nos Exercícios 27-28, encontre uma solução geral do sistema e use essa solução para encontrar uma solução geral do sistema homogêneo associado e uma solução particular do sistema dado. 28. 9 - 35 6 6
Nos Exercícios 13-14, encontre as equações vetoriais e paramétricas da reta em R 2 que passa pela origem e é ortogonal a v .13. v = - 2,3