Uma associação de estudantes universitários de uma grande universidade deseja saber a opinião dos alunos sobre a proposta da reitoria a respeito do preço do bandejão. Para isso, selecionou-se aleatoriamente uma amostra de 200 estudantes, dos quais se verificou que 140 estudantes são favoráveis à proposta da reitoria.
a) Determine o intervalo de confiança para a verdadeira proporção de alunos favoráveis à política da reitoria, ao nível de significância de 2%.
b) Qual deverá ser o tamanho da amostra para a verdadeira proporção de alunos favoráveis à política da reitoria com um erro máximo de 3%, i.e. para que o raio do intervalo de confiança seja inferior a 3%, ao mesmo nível de significância do item (a).
Passo 1
O grande segredo para resolver esse problema é saber que a proporção segue uma distribuição aproximadamente normal se a amostra for suficientemente grande. Isso é garantido pelo teorema central do limite!
Sendo rigoroso, a proporção deve seguir uma distribuição binomial, mas podemos aproximá-la por uma normal com média
e variância
Nessa última expressão, note que dividi a variância da distribuição binomial por , já que estamos interessados na proporção.
Passo 2
Como estimador para , vamos usar
Logo,
Queremos achar um intervalo em torno da média que corresponde a uma probabilidade de pois o nível de significância é de . Para achar esse intervalo em torno da média, fazemos a tradicional mudança de variável:
Queremos que
Como tem média , podemos escrever
Logo,
Agora que achamos a probabilidade de ser menor que , podemos ir para a tabela:
Tiramos que
Passo 3
Os valores de que corresponde aos valores limites de são:
Substituindo os números:
Portanto, o intervalo de confiança para a proporção é
Passo 4
No item (b) queremos saber qual deve ser o tamanho da amostra para que o tamanho do intervalo de confiança seja , isso significa que
Logo,
Como o nível de significância é o mesmo, o valor de é o mesmo do item (a):
Logo,
Usando a fórmula de :
Elevando ao quadrado os dois lados da equação:
Portanto, precisaríamos de um pouco mais de 5 mil pessoas. Para termos intervalos de confiança mais estreitos, precisamos de amostras bem maiores!
Resposta
a) .
b) pessoas.