9 - Considere as ondas em uma corda de cavaquinho vibratória e as ondas sonoras que o cavaquinho emite e que se espalham pelo ar. As ondas das cordas e as ondas sonoras devem ter
- o mesmo comprimento de onda
- a mesma velocidade
- a mesma frequência
- a mesma amplitude
- a mesma natureza (ambas transversais ou ambas longitudinais)
Passo 1
Ora, quando a gente toca um cavaquinho (uma espécie de violão):
As cordas deles vibram com uma quantidade de vezes por segundo e faz o ar ao redor dele vibrar as mesmas quantidades no mesmo tempo. Essa quantidade de vezes por segundo é o que chega até você onde você consegue escutar o som.
Bem... Quantidade de vezes por segundo, estamos falando de...
FREQUÊNCIA.
Passo 2
Para você que ficou curioso, aqui vai os motivos de não ser as outras respostas:
- Letra A: O comprimento de onda do violão depende do harmônico, mas geralmente os sons possuem apenas o primeiro harmônico com um comprimento de onda gigante (duas vezes o tamanho da corda). O comprimento de onda do ar depende de outros parâmetros, como temperatura, mas geralmente é minúsculo. Então não podem ser os mesmos!
- Letra B: A velocidade que se propaga na onda depende da tensão e da densidade de massa da corda, enquanto que a do ar, basicamente da temperatura. Então ambas serão diferentes quase que sempre!
- Letra D: Amplitude está ligada dentre outras coisas a energia e quando a corda vibra, ela não só transmite onde sonora. Logo, as amplitudes serão diferentes!
- Letra E: Não, ne? É justamente o oposto, possuem naturezas diferente!
Resposta
Letra C.