UFMG, Sem Campus, UFMG - Problemas sobre Oscilador Harmônico, Questão 14a
Uma pessoa cuja massa é de 60,0 kg executa um salto de Bungee Jump com uma corda elástica de comprimento natural de 9,00 m. Quando ele atinge a parte mais baixa, a corda sofreu uma distensão de 18,0 m e ele se encontra a 3,00 m do solo.
- Calcule a constante-de-mola dessa corda.
Passo 1
Eaew, belezinha?
O enunciado nos diz que uma pessoa cuja massa é de 60,0 kg executa um salto de Bungee Jump com uma corda elástica de comprimento natural de 9,00 m. Quando ele atinge a parte mais baixa, a corda sofreu uma distensão de 18,0 m e ele se encontra a 3,00 m do solo. Foi pedido para calcularmos a constante da mola. Sabemos a força que a mola exerce sobre a pessoa e também que existe uma força peso devido a gravidade da Terra, e no momento que ela atinge a parte mais baixa a força resultante sobre a pessoa é nula, pois esse é um ponto de equilíbrio. Sabendo disso, vamos calcular a constante-de-mola dessa corda.
Então vamos lá!
Passo 2
Temos que a força da corda é e da força peso é , sendo a constante da mola, a diferença entre o comprimento da corda e a distância que a pessoa está do solo, a massa da pessoa e a aceleração da gravidade. Temos que no ponto mais baixo a força resultante é nula, então
como queremos encontrar a constante da mola, vamos isolar :
Temos que .
A questão foi isso! Te vejo na próxima! Tchau Tchau!
Resposta
.