Exercícios de Filtros Polarizadores - Lista de Exercícios Resolvida
Questão 1
Suponha que o segundo filtro da Fig. 33-15a seja girado a partir de uma direção de polarização paralela ao (), terminando com a direção de polarização alinhada com o ().
Qual das quatro curvas da Fig. 33-29 representa melhor a intensidade da luz que atravessa o sistema de três filtros em função do ângulo durante essa rotação?
Ver solução completaQuestão 2
A Fig. 33-30 mostra um feixe luminoso passando por um filtro polarizador cuja direção de polarização é paralela ao . Suponha que o filtro seja girado de no sentido horário, mantendo-se paralelo ao plano .
Com a rotação, a porcentagem da luz que atravessa o filtro aumenta, diminui ou permanece constante:
- Se a luz incidente for não-polarizada.
- Se a luz incidente for polarizada paralelamente ao .
- Se a luz incidente for polarizada paralelamente ao .
Questão 3
Na Fig. 33-45 um feixe de luz não-polarizada passa por um conjunto de três filtros polarizadores. Os ângulos , e das direções de polarização são medidos no sentido anti-horário no sentido positivo do (não estão desenhados em escala).
Os ângulos e são fixos, mas o ângulo pode ser ajustado. A Fig. 33-46 mostra a intensidade da luz que atravessa o conjunto em função de . (A escala do eixo de intensidades não é conhecida.)
Que porcentagem da intensidade inicial da luz é transmitida pelo conjunto para ?
Ver solução completaQuestão 4
Um feixe de luz não-polarizada de intensidade passa por uma série de filtros polarizadores ideais com suas direções de polarização orientadas em ângulos diferentes, como mostra a figura abaixo:
- Qual é a intensidade da luz (em termos de ) nos pontos e ?
- Se removermos o filtro do meio, qual será a intensidade da luz no ponto ?
Questão 5
Um feixe de luz polarizada passa por um conjunto de dois filtros polarizadores.
Em relação à direção de polarização da luz incidente as direções de polarização dos filtros são para o primeiro filtro e para o segundo.
Se da intensidade incidente são transmitidos pelo conjunto, quanto vale ?
Ver solução completaQuestão 6
Na praia a luz em geral é parcialmente polarizada devido às reflexões na areia e na água. Em uma certa praia, em um certo dia, no final da tarde a componente horizontal do vetor campo elétrico é vezes maior que a componente vertical.
Um banhista fica de pé e coloca óculos polarizadores que eliminam totalmente a componente horizontal do campo elétrico.
- Que fração da intensidade luminosa total chega aos olhos do banhista?
- Ainda usando óculos, o banhista se deita de lado na areia. Que fração da intensidade luminosa total chega agora aos olhos do banhista?
Questão 7
Um feixe de luz parcialmente polarizada pode ser considerado uma mistura de luz polarizada e não-polarizada. Suponha que um feixe desse tipo atravesse um filtro polarizador e que o filtro seja girado de enquanto se mantém perpendicular ao feixe.
Se a intensidade da luz transmitida varia por um fator de durante a rotação do filtro, que fração da intensidade da luz incidente está associada à luz polarizada do feixe?
Ver solução completaQuestão 8
Na Fig. 33-42 um feixe de luz não-polarizada atravessa um conjunto de dois filtros polarizadores. Os ângulos e das direções de polarização dos filtros são medidos no sentido anti-horário a partir do semi-eixo positivo. (os ângulos não estão desenhados em escala na figura).
O ângulo é fixo, mas o ângulo pode ser ajustado. A Fig.33-44 mostra a intensidade da luz que atravessa o sistema em função de . (A escala do eixo de intensidades não é conhecida.)
Que porcentagem da intensidade inicial da luz é transmitida pelo conjunto para ?
Ver solução completaQuestão 9
Na Fig. 34-43, um feixe de luz inicialmente não-polarizada atravessa três filtros polarizadores cujas direções de polarização fazem ângulos de , e com a direção do .
Que porcentagem da intensidade inicial da luz é transmitida pelo conjunto?
(Sugestão: Preste atenção nos ângulos)
Ver solução completaQuestão 10
Um feixe de luz não-polarizada atravessa um conjunto de quatro filtros polarizadores orientados de tal forma que o ângulo entre as direções de polarização de filtros vizinhos é .
Que fração da luz incidente é transmitida pelo conjunto?
Ver solução completaQuestão 11
Queremos fazer a direção de polarização de um feixe de luz polarizada girar de fazendo o feixe passar por um ou mais filtros polarizadores.
- Qual é o número mínimo de filtros necessário?
- Qual é o número mínimo de filtros necessário se a intensidade da luz transmitida deve ser mais de da intensidade original?
Questão 12
Um feixe de luz polarizada passa por um filtro polarizador.
Quando o ângulo entre o eixo de polarização do filtro e a direção de polarização da luz é , a intensidade do feixe emergente é .
Se agora você deseja que a intensidade seja , qual deve ser o ângulo (em termos de ) entre o eixo de polarização do filtro e a direção original da polarização da luz?
Ver solução completaQuestão 13
Um feixe de luz não polarizado de intensidade 40W/m² atravessa dois polarizadores ideias. A intensidade do feixe final, após atravessar os polarizadores, vale 15W/m². Considere que os polarizadores estão em planos paralelos e o feixe incide perpendicularmente nos polarizadores. Qual o ângulo formado pelos eixos de polarização dos polarizadores?
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
(f) Não é possível determinar o ângulo entre os eixos sem ao menos conhecer a direção do eixo de polarização de um deles.
Ver solução completaQuestão 14
O campo elétrico de uma onda eletromagnética que se propaga no vácuo é dado pela fórmula
Em função dos dados do enunciado e das constantes fundamentais dadas no formulário (substitua os valores, por exemplo use m/s), calcule e responda o que se pede.
(d) Um filtro polarizador é colocado perpendicularmente à direção de propagação da onda, com seu eixo de polarização alinhado com a direção do vetor . Calcule a intensidade da onda eletromagnética apôs passar pelo polarizador.
Ver solução completaQuestão 15
Considere a luz solar que atravessa a janela de uma casa. Tanto a parte da frente quanto a parte de trás da janela é revestida por películas polarizadoras. A intensidade da radiação solar que chega na janela é . Qual deve ser o ângulo entre os eixos de polarização das películas para que a intensidade da luz solar no interior da casa seja de ?
(a) 45◦.
(b) 30◦.
(c) 60◦.
(d) 90◦.
(e) 0◦.
Ver solução completaQuestão 16
Obtenha o ângulo entre os eixos característicos de dois polaróides sucessivos para que a luz que saia do segundo possua da intensidade da onda não polarizada que incide sobre o primeiro polaróide.
Ver solução completaQuestão 17
Um feixe de luz linearmente polarizado com intensidade incide em um filtro polarizador. Observa-se que a intensidade do feixe é reduzida pela metade () após passar pelo polarizador. A relação da amplitude do vetor campo elétrico antes de passar pelo filtro () e a do campo depois de passar pelo polarizador () é dada por
a) .
b) .
c) .
d) .
Ver solução completaQuestão 18
– Obtenha o ângulo entre os eixos característicos de dois polaróides sucessivos para que a luz que saia do segundo possua da intensidade da onda não polarizada que incide sobre o primeiro polaróide.
Ver solução completaQuestão 19
– Obtenha o ângulo entre os eixos característicos de dois polaroides sucessivos para que a luz que saia do segundo possua da intensidade da onda não polarizada que incide sobre o primeiro polaróide.
Ver solução completaQuestão 20
Durante um processo de seleção para um emprego na INSULFILM, é feita a seguinte pergunta para um aluno de engenharia: “Qual deve ser o ângulo formado por dois filmes polarizadores (com eixos de polarização conhecidos) para que uma luz incidente, de intensidade e não polarizada, tenha sua intensidade final, após a passagem pelos dois polarizadores, igual a ”?
- Nenhuma das anteriores
Questão 21
Um feixe de luz não polarizada de intensidade inicial igual a passa perpendicularmente por lâminas polarizadoras cujos eixos de polarização fazem um ângulo entre si de .
A intensidade após o feixe passar pela lâmina será igual, em , a...?
Ver solução completaQuestão 22
Um feixe de luz não polarizado de intensidade passa por três polarizadores, cujos eixos de polarização fazem o ângulo de entre si, em sequência.
A intensidade do feixe após passar pelos três polarizadores é dada por
Questão 23
O campo elétrico de uma onda eletromagnética que se propaga no vácuo é dado pela fórmula
Em função dos dados do enunciado e de constantes fundamentais dadas no formulário (folha de capa), calcule e responda o que se pede.
(d) Um filtro polarizador e colocado perpendicularmente à direção de propagação da onda, com seu eixo de polarização alinhado com a direção do eixo x. Calcule a intensidade da onda eletromagnética após passar pelo polarizador. (Dica: escreva o campo elétrico após passar pelo polarizador e determine a intensidade respectiva.)
Ver solução completaQuestão 24
Uma onda eletromagnética coerente possui frequência , parte do ar e incide quase perpendicularmente em um filete de água, de espessura , conforme a figura. Os índices de refração dos materiais são (ar), (água), (vidro). A espessura do vidro vale e a figura está fora de escala. Determine o MENOR valor não nulo para f para que os feixes em interfiram CONSTRUTIVAMENTE.
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaQuestão 25
Dois polarizadores ideais e são paralelos e colocados em série em uma configuração tal que a luz transmitida pelos dois polarizadores é nula. Se inserimos outro polarizador paralelo aos outros dois e com o eixo formando um ângulo de com o eixo de polarização de , podemos afirmar que a intensidade da luz transmitida pelos três polarizadores será:
- Nula
- Igual à intensidade incidente no polarizador .
- da intensidade incidente no polarizador .
- da intensidade incidente no polarizador .
- da intensidade incidente no polarizador .
Questão 26
Um feixe de luz não polarizada de intensidade passa por dois polarizadores cujos eixos de polarização fazem um ângulo de entre si. A intensidade da luz ao passar pelo primeiro e depois pelo segundo polarizador será respectivamente:
- Nenhuma das anteriores
Questão 27
Uma radiação eletromagnética não polarizada se propaga no vácuo, com o módulo do seu vetor campo elétrico sendo dado por .
Ela incide perpendicularmente sobre um conjunto de duas placas polarizadoras: a primeira placa tem a sua direção de polarização fazendo um ângulo com a direção positiva do eixo OZ, enquanto que na segunda placa , o mesmo ângulo é .
A radiação transmitida através do conjunto de placas incide, então, perpendicularmente sobre uma superfície , que absorve da intensidade, refletindo o restante.
Sabendo que a amplitude inicial do campo elétrico da onda eletromagnética é , determine:
- a intensidade da onda incidente na superfície ;
- o módulo da força exercida pela radiação sobre a superfície , considerando que a radiação ilumina uma área de ;
- as componentes , , e , do vetor campo elétrico da radiação eletromagnética que incide sobre , após atravessar o conjunto de placas polarizadoras;
- o vetor campo magnético da onda eletromagnética do ítem acima.
Questão 28
Durante um processo de seleção para um emprego na INSULFILM, um aluno de engenharia é perguntado:
“Qual deve ser o ângulo formado por dois filmes polarizadores (com eixos de polarização conhecidos) para que a intensidade final da luz seja reduzida de um fator de 25%, para luz incidente não polarizada?”