Obtenha equações paramétricas para os três eixos coordenados.
Passo 1
O enunciado quer que apresentemos as equações paramétricas de cada um dos eixos coordenados, ou seja, as equações paramétricas do eixo, do eixo e do eixo . Como vimos na teoria, para determinar uma reta, ou um eixo, que não deixa de ser uma reta, precisamos de um ponto pertencente à esta reta e seu vetor diretor. Para o caso dos eixos coordenados vamos analisar a seguinte figura:
Passo 2
Vamos começar analisando o eixo .
Pela figura vemos que temos o ponto que é a origem, então e escolhemos o ponto , e determinamos também o vetor . Aqui, poderíamos ter escolhido qualquer outros pontos que pertencem ao eixo , o fundamental é que o ponto escolhido esteja no eixo . Assim, já temos o ponto e o vetor diretor do eixo, logo podemos determinar suas equações paramétricas, que serão determinados por:
Então, as equações paramétricas do eixo ficam:
Passo 3
Agora, analisando o eixo Pela figura determinamos o ponto e o vetor diretor do eixo , . Podemos escrever as equações paramétricas do eixo :
Lembrando, que poderíamos ter escolhido outro ponto, desde que o mesmo esteja no eixo . O mesmo podemos dizer do vetor diretor, poderíamos escolher outro, desde que os pontos que dão a direção do vetor, ambos, pertençam ao eixo .
Passo 4
Para finalizar, o eixo .
Novamente, pela figura temos o ponto e o vetor . Com esses dados conseguimos determinar as equações paramétricas do eixo .
Resposta
Equações paramétricas do eixo
Equações paramétricas do eixo :
Equações paramétricas do eixo :