Alguns escritores e músicos tiveram em seus textos e canções a física como inspiração. Antonio Carlos Jobim, nosso maestro soberano, autor de diversas canções, inspirou -se em alguns conceitos da óptica par a escrever um trecho da linda canção Luiza. Leia atentamente as palavras de Tom Jobim e assinale a alternativa correta:
"O teu desejo é sempre o m eu desejo
Vem, me exorciza
Dá-me tua boca
E a rosa louca
Vem me dar um beijo
E um raio de sol
Nos teus cabelos
Como um brilhante que partindo a luz
Explode em sete cores
Revelando ent o os sete mil amor es
Que eu guardei somente pra te dar Luiza"
- O que explica a decomposição da luz nas sete cores, cantada por Tom Jobim, é o fato da luz branca poder ser decomposta em 7 comprimentos de onda ao passar por meios com índices de refração diferentes.
- Para que a decomposição da luz ocorra é necessário que a fonte luminosa utilizada seja monocromática.
- A refração e a reflexão luminosa ocorrem apenas quando utilizamos fontes de luz monocromáticas.
- A luz branca, em hipótese alguma sofre decomposição em cores diferentes que são representadas por 7 comprimentos de onda.
- Tom Jobim acertou ao descrever a decomposição da luz branca visto que porque esse fenômeno ocorre devido a reflexão da luz ao passar por meios com índices de refração diferentes.
Passo 1
Ao sofrer refração, a luz branca se decompõe em suas cores originárias, como demonstra a imagem abaixo, na qual o triângulo representa um prisma de vidro:
Isso acontece porque, tal como os meios de propagação e o ângulo de incidência, a cor da luz é um dos fatores determinantes para o desvio. Ou seja, cada cor componente da luz branca sofre um desvio diferente ao entrar em contato com um novo meio de propagação.
Resposta
Letra a