A figura ao lado mostra os níveis de energia (para n = 1, 2, 3, 4) de um elétron em um certo átomo. As distâncias verticais entre as linhas são proporcionais às diferenças entre as energias dos níveis. Responda as questões abaixo justificando a resposta de acordo com o modelo de Bohr.

(b) Uma das transições indicadas resulta na absorção de um fóton com menor comprimento de onda do que as outras absorções. Diga qual é essa transição indicando a letra que corresponde a ela e a justifique.

Passo 1

Letra A. As absorções são transições de níveis de energia mais baixos (menor n) para os mais altos (maior n), ou seja, representadas por setas para cima. A energia do fóton absorvido é igual à diferença de energia entre os níveis. O fóton com menor comprimento de onda é aquele que possui a maior frequência e portanto a maior energia, pois 𝐸 = ℎ𝑓. A maior energia de absorção é a A, pois corresponde à maior distância vertical com seta para cima.

Podemos confirmar isso com a fórmula de energia entre níveis atômicos descoberta por Bohr que é dada por

1 λ = Z 2 R H 1 n f 2 - 1 n i 2

Percebemos que o menor comprimento de onda absorvido será dado pelas maiores transições.

Resposta

Letra A

Exercícios Resolvidos de Átomo de Bohr

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

A condição quântica de Bohr nas órbitas de elétrons exige (a) que o momento angular orbital do elétron em torno do núcleo de hidrogênio seja igual a nh, onde n é um número inteiro, (b) que não mais qu
Para um átomo de hidrogênio em seu estado fundamental, calcule (a) a velocidade orbital do elétron, (b) a energia cinética do elétron e (c) a energia potencial elétrica do átomo.