O c ú b i t o é uma antiga unidade de comprimento baseada na distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio. Suponha que essa distância estivesse entre 43 e 53   c m e que gravuras antigas mostrem que uma coluna cilíndrica tinha 9   c ú b i t o s de altura e 2   c ú b i t o s de diâmetro. Determine os valores mínimo e máximo, respectivamente, (a) da altura da coluna em metros; (b) da altura da coluna em milímetros; (c) do volume da coluna em metros cúbicos (Dica: 1   c ú b i t o   m á x i m o = 53 c m e 1   c ú b i t o   m í n i m o = 43   c m ).

Passo 1

Iae, meus queridos! Tudo certinho?

Para resolver esta questão foi apresentado uma unidade de medida chamada c ú b i t o , esta medida não é precisa, já que varia entre 53 c m e 43 c m .

Nosso objeto de estudo é um cilindro de 9   c ú b i t o s de altura e 2   c ú b i t o s de diâmetro ( 1   c ú b i t o de raio).

Em cada item temos que fazer 2 cálculos, um cálculo com os valores mínimos, quando 1   c ú b i t o vale 43 c m e outro cálculo quando 1   c ú b i t o vale 53 c m . Bora lá!

No item a) vamos calcular a altura do cilindro em metros, dado que a altura é de 9   c ú b i t o s .

Se a altura do cilindro é de 9   c ú b i t o s e o menor valor de 1   c ú b i t o é 43 c m ou 0,43 m , temos que multiplicar os valores para converter.

a l t u r a m í n i m a = 9 · 0,43

a l t u r a m í n i m a = 3,87 m

Já a altura máxima será o produto entre 9   c ú b i t o s e 53 c m ou 0,53 m .

a l t u r a m á x i m a = 9 · 0,53

a l t u r a m á x i m a = 4,77 m

Passo 2

No item b) os valores da altura em milímetro são dados apenas convertendo os valores que calculamos anteriormente de metros para milímetros.

Altura mínima:

a l t u r a m í n i m a = 3,87 · 10 ³ m m

Altura máxima:

a l t u r a m á x i m a = 4,77 · 10 ³ m m

No item c) vamos calcular o volume do cilindro em m ³ , sendo que o volume do cilindro é

V = π · r a i o ² · a l t u r a

Ou seja

V = π · 1   c ú b i r t ² · 9   c ú b i t o

Assumindo seu valor mínimo 1   c ú b i t o = 0,43 m , o volume será

V M i n = π · 0,43 m 2 · 3,87

V M i n ≅ 2,25 m 3

Por fim, assumindo seu valor máximo 1   c ú b i t o = 0 , 5 3 m , o volume será

V M a x = π · 0 , 5 3 m 2 · 4,77

V M a x ≅ 4,21 m 3

Vemos que por conta dessa diferença de valores de uma unidade c ú b i t o , a diferença de volume entre o menor e o maior valor é relativamente considerável, por isso é sempre importante realizar medidas da maneira mais precisa possível.

É isso! Entendeu tudo? Responde Aí! 😉👍

Resposta

(a) a l t u r a m í n i m a = 3,87 m ; a l t u r a m á x i m a = 4,77 m .

(b) a l t u r a m í n i m a = 3,87 · 10 ³ m m ; a l t u r a m á x i m a = 4,77 · 10 ³ m m .

(c) V M i n ≅ 2,25 m 3 ; V M a x ≅ 4,21 m 3 .

Exercícios Resolvidos de Conversão de Unidades

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Um antigo manuscrito revela que um proprietário de terras no tempo do rei Artur possuía 3,00 acres de terra cultivada e uma área para criação de gado de 25,0 perchas por 4,00 perchas. Qual era a área
As dimensões das letras e espaços neste livro são expressas em termos de pontos e paicas: 12p o n t o s = 1p a i c a e 6p a i c a s = 1p o l e g a d a . Se em uma das provas do livro uma figura aparec
(a) Supondo que a água tenha uma massa específica de exatamente 1 g / c m 3 , determine a massa de um metro cúbico de água em quilogramas.(b) Suponha que sejam necessárias 10,0h para drenar um recipie
Hoje em dia, as conversões de unidades mais comuns podemser feitas com o auxílio de calculadoras e computadores, mas é importante que o aluno saiba usar uma tabela de conversão como asdo Apêndice D. A
O micrômetro ( 1μ . m ) também é chamado de mícron. (a) Quantos mícronstem 1 , 0k m ? (b) Que fração do centímetro é igual a 1,0μ . m ? (c) Quantos mícrons tem uma jarda?