Uma frente de ondas planas atinge uma barreira com uma pequena abertura (de dimensões muito menores que o comprimento de onda). O formato da frente de ondas do outro lado da barreira pode ser descrito como:

( a ) Frente de ondas planas (Figura a )

( b ) Frente de ondas circulares (Figura b )

( c ) Frente de ondas sinusoidal (Figura c)

( d ) Propagação retilínea (Figura d ).

Passo 1

A questão aborda o conceito de difração da onda, que nada mais é o que acontece com uma onda ao passar por um obstáculo.

Ao passar por um obstáculo a onda irá se desviar ou espalhar e isso recebe o nome de difração. Isso é uma característica de todos os tipos de onda.

O que influencia a capacidade de uma onda sofrer mais ou menos difração é o seu comprimento de onda e o tamanho do objeto a ser transposto.

Quanto maior for o comprimento de onda quando comparado com o tamanho do objeto a ser transposto, maior será a difração dessa onda.

Passo 2

O enunciado deixa bem claro que se trata de uma fenda muito pequena se comparada com o comprimento de onda. O que deixa a dica que está ocorrendo difração. Assim, podemos eliminar as alternativas a e d , pois elas mostram a onda passando pelo obstáculo sem sofrer desvio.

Passo 3

A difração apenas desvia a onda, não muda suas características principais, quando você está dentro do seu quarto e sua mãe liga te grita da cozinha, mesmo com as portas do quarto fechada, você consegue escutar e identificar o som, pois a onda sofreu desvio, mas manteve suas características, certo?

Então, pela imagem você vê que isso não ocorre na alternativa c . Então a correta é a ( b ) .

Mas, isso você já podia saber, pois esse é o típico comportamento de um frente de onda ao passar por uma fenda pequena.

Resposta

Alternativa b

Exercícios Resolvidos de Difração em Fenda Simples

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados