Um cilindro, com coeficiente de dilatação α C , está muito apertado preso em um plano cujo coeficiente de dilatação é α P < α C . Para afrouxarmos o cilindro devemos (considere ambos os coeficientes de dilatação positivos).

  1. Aumentar a temperatura do sistema.
  2. Diminuir a temperatura do sistema.
  3. Aumentar apenas a temperatura do cilindro.
  4. Como α C > α P , a única forma de liberarmos o cilindro é quebrando o plano.
  5. Nenhuma das afirmativas anteriores.

Passo 1

Beleza, o que é preciso fazer pra que o cilindro fique frouxo no buraco? Bom, a área transversal do cilindro precisa ser menor que a área do buraco, certo?

Passo 2

Como os dois estão muito próximos, vamos considerar que eles possuem a mesma área. Depois, vamos usar a fórmula da dilatação em duas dimensões:

∆ A = A 0 α ∆ T

Passo 3

As duas áreas inicias, pras duas dilatações, são iguais e valem A 0 . A gente pode escrever assim:

∆ A 1 = A 0 α c ∆ T

∆ A 2 = A 0 α p ∆ T

Ai vem o pulo do gato: Como eu disse, a área do buraco tem que ser maior. Assim, o plano precisa se dilatar mais que o cilindro não é mesmo?

Ou, se resfriarmos o conjunto, o cilindro tem que diminuir de tamanho mais rápido do que o plano certo?

Vamos pensar na primeira situação: Aumentando a temperatura. Assim:

∆ T > 0 → ∆ A 1 > 0   e   ∆ A 2 > 0

Só que como:

α c > α p → ∆ A 1 > ∆ A 2

Poooo, mas nós não queremos isso. Dizer isso acima é o mesmo que dizer que a área do cilindro aumentou mais que a área do buraco, então ele ficou mais é estrangulado.

E se diminuirmos a temperatura? A variação da temperatura será negativa, então:

∆ T < 0   → ∆ A 1 < 0   e   ∆ A 2 < 0

No entanto, como:

α c > α p

Então:

∆ A 1 < ∆ A 2

Ou seja, a variação da área do cilindro vai ser mais negativa que a do plano. Porque, afinal de contas, é isso que o coeficiente de dilatação diz: ele favorece a dilatação e faz com que o material se dilata, ou se contraia, com maior facilidade.

Então, precisamos diminuir a temperatura:

b)

Resposta

b)

Exercícios Resolvidos de Dilatação Térmica

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a variação de volume de uma esfera de alumínio com um raio inicial de 10 c m quando a esfera é aquecida de 0 ° C para 100 ° C
A 20 ° C , uma barra tem exatamente 20,05 c m de comprimento, de acordo com uma régua de aço. Quando a barra e a régua são colocadas em um forno a 270 ° C , a barra passa a medir 20,11 c m de acordo c
Como resultado de um aumento de temperatura de 32 ° C , uma barra com rachadura no centro dobra pra cima . Se a distância fixa L 0 é 3,77 m e o coeficiente de dilatação linear da barra é 25.10 - 6 / °
Qual é o aumento de volume de um cubo de alumínio com 5,00c m de lado quando o cubo é aquecido de 10,0 ° C para 60,0 ° C ?
Três barras retilíneas de mesmo comprimento, feitas de alumínio, Invar e aço, todas a 20,0 ° C , formam um triângulo equilátero com pinos articulados nos vértices. A que temperatura o ângulo oposto à