A galáxia NGC 7319 está a aproximadamente anos-luz da Terra. A análise do espectro luminoso emitido por essa galáxia mostra um pico de intensidade no comprimento de onda . Essa emissão no laboratório terrestre tem comprimento de onda . Considere tal efeito devido exclusivamente ao efeito Doppler.
Determine a velocidade radial dessa galáxia em relação à Terra e diga se ela está se aproximando ou se afastando do nosso planeta. Justifique sua resposta.
Passo 1
Vamos lá...
Primeira coisa que precisamos aqui é saber qual é o comprimento de onda recebido e qual o comprimento de onda próprio, que realmente é emitido pela fonte .
Olhando o nosso enunciado, temos que uma análise do espectro luminoso emitido por essa galáxia mostra um pico de intensidade no comprimento . Essa análise foi feita com o espectro que foi emitido da galáxia. Mas concorda comigo que ninguém foi lá na galáxia medir o comprimento, né... Então esse é o nosso !
E o comprimento próprio emitido pela fonte... como podemos saber, se ninguém vai lá na galáxia medir? Aí que entra o experimento: Recriaram essa emissão, em um laboratório terrestre, e mediram o comprimento de onda. Como foi recriado a emissão, esse comprimento medido é igual ao comprimento próprio (isso considerando que deu tudo certo no experimento rs). Aí está o nosso comprimento próprio
Agora que analisamos o enunciado, bora pra questão!
Passo 2
Então, para determinar a velocidade da galáxia, podemos utilizar a seguinte relação:
Substituindo os valores, temos:
Podemos perceber que , portanto, a galáxia está se afastando da Terra.
Resposta
A fonte está se afastando.