Uma barra está pendurada no teto por um pino em torno do qual pode girar sem atrito. Ela é atingida por uma bola que se move horizontalmente, logo antes da colisão, conforme mostra a figura. A bola está coberta com cola e por isso fica presa à barra. Durante a colisão, qual das seguintes afirmações é verdadeira?

(a) O momento angular do sistema bola + barra, em relação ao pino, se conserva porque nem o pino nem a gravidade exercem torque, em relação ao gancho, sobre o sistema.

(b) O momento angular do sistema bola + barra, em relação ao pino, se conserva porque a única força que age sobre o sistema é a gravidade.

(c) Tanto o momento angular quanto a energia cinética do sistema barra + bola se conservam.

(d) O momento angular do sistema bola + barra, em relação ao pino, não se conserva porque o pino exerce uma força sobre a barra.

(e) Tanto o momento angular quanto o momento linear do sistema barra + bola não se conservam durante a colisão.

Passo 1

Vamos ver as afirmativas uma por uma!

Alternativa (a):

Pra que o momento angular se conserve, a soma dos torques externos agindo no sistema, em relação ao pino, tem que dar zero.

Então vamos ver que forças atuam no sistema e se elas realizam torque!

Na barra só tem a força da gravidade P → b a r r a (peso) e a força do pino F → p , que sustenta ela pra não cair. E na bola só tem a força peso mesmo P → b o l a :

Passo 2

Quando a gente fala de torque, a gente fala de braço da alavanca, que é o vetor posição do ponto de aplicação da força em relação ao eixo.

Repare que as forças P → b a r r a e F → p   são paralelas aos seus respectivos braços da alavanca, então elas não realizam torque! Isso porque o torque é o produto vetorial do braço com a força, e o produto vetorial de 2 vetores paralelos dá zero.

E a bola ainda não está em contato com a barra, então, antes da colisão, P → b o l a não realiza torque em relação ao eixo passando pelo pino. E quando a bola bater e grudar na barra, pelo mesmo motivo que pras outras forças, P → b o l a vai continuar sem produzir torque.

Ou seja, nem a gravidade nem o pino exercem torque, portanto o momento angular se conserva.

A afirmativa (a) é verdadeira!

Passo 3

Alternativa (b):

Como vimos, além da força da gravidade tem também a força do pino agindo.

Então a afirmativa é falsa.

Passo 4

Alternativa (c):

O momento angular a gente já viu que se conserva. Mas e a energia cinética?

O detalhe importante é que a bola colide com a barra e gruda nela, então a colisão é totalmente inelástica. Logo, a energia cinética não se conserva.

Então a alternativa é falsa.

Passo 5

Alternativas (d) e (e):

Nessas ele tá falando que o momento angular não se conserva, então elas estão erradas!

Resposta

Alternativa (a)

Exercícios Resolvidos de Colisões com Rotação

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Um parquinho possui um pequeno carrossel com 1,20m de raio e uma massa de 180k g . O raio de giração do carrossel (veja o problema 79 do Capítulo 10) é 91,0c m . Uma criança com 44,0k g de massa corre
Uma barra fina e homogênea com 0,5 m de comprimento e 4 k g de massa pode girar em um plano horizontal em torno de um eixo vertical que passa pelo centro da barra. A barra está em repouso quando uma b
Se, no sistema do Problema 64, L = 1,2m , M = 0,80k g , m = 0,30k g , e o maior ângulo entre a barra e a vertical após a colisão é 60 ° , determine a rapidez da partícula antes do impacto.
Um haltere formado por dois discos 1 e 2 iguais, de massa m , unidos por uma barra rígida de massa desprezível e comprimento l = 30c m , repousa sobre uma mesa de ar horizontal. Um terceiro disco 3 de
Uma esfera maciça com 36,0N de peso sobe rolando um plano inclinado com um ângulo de 30,0 ° . Na base do plano inclinado, o centro de massa da esfera possui uma velocidade de translação de 4,90m / s .